Espanhol Nadal Roig Serralta ganha Concurso de Órgão de Évora

O espanhol Nadal Roig Serralta ganhou o grande prémio do 1.º Concurso Internacional de Órgão de Évora, anunciou a organização.

órgão de tubos,

© Shutterstock

Lusa
13/07/2025 15:35 ‧ ontem por Lusa

Cultura

Órgão

Este concurso, que decorreu no âmbito do Festival Internacional de Órgão de Évora (FIOE), teve esta semana as provas públicas dos oito candidatos admitidos em pré-seleção, oriundos de Itália, Espanha e Portugal, que se realizaram nos órgãos das igrejas de S. Francisco e do Espírito Santo.

 

Este evento cultural, segundo os promotores, deu a oportunidade a jovens organistas, entre os 14 e os 25 anos, de poderem "mostrar-se e evoluir diante de um júri internacional de alto nível".

A lista de premiados no concurso inclui vários portugueses. No nível básico, o 1.º prémio foi atribuído a David Penela, e Sophia António conquistou o 3.º prémio.

No nível médio, António Costa ganhou o 2.º prémio e o 3.º prémio foi atribuído a Luísa Correia. No nível superior, Alice Rocha recebeu uma menção honrosa.

O FIOE, é organizado pela igreja de S. Francisco em parceria com o Cabido da Sé de Évora e a igreja do Espírito Santo.

O concurso, que integra as atividades paralelas do festival, tem periodicidade bienal e destina-se a jovens organistas até aos 29 anos.

Os prémios monetários totalizaram 6.550 euros, sendo que o grande prémio, destinado ao vencedor do nível superior, é de 4.000 euros, mais um concerto no próximo Ciclo do Festival, em Évora ou na Igreja de S. Vicente de Fora, em Lisboa.

A cidade de Évora tem um "património organístico único em Portugal, recentemente recuperado", segundo os promotores, que pretendem, com este concurso, "implementar a sua divulgação e dá-lo a conhecer, assim como o repertório escrito e apto para estes órgãos".

Leia Também: Austrália considera proibir YouTube a menores de 16 anos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas