Tesla anuncia acordo milionário para o fornecimento de chips

A Tesla continua apostada em ser uma referência tecnológica e fechou um acordo milionário com a Samsung Electronics para o fornecimento de chips de inteligência artificial. A empresa coreana terá uma nova fábrica nos Estados Unidos da América.

Tesla Model S num Tesla Supercharger

© Jay L Clendenin/Getty Images

Bernardo Matias
28/07/2025 11:38 ‧ ontem por Bernardo Matias

Auto

Tesla

A Tesla chegou a acordo com a Samsung Electronics, no valor de 16,5 mil milhões de dólares (cerca de 14,1 mil milhões de euros), para garantir o fornecimento de chips de inteligência artificial daquela empresa tecnológica sul-coreana.

 

A nova fábrica da Samsung em Taylor, no Texas (Estados Unidos da América) ficará encarregue da produção do chip AI6 de próxima geração da Tesla.

Elon Musk, fundador e diretor-executivo do fabricante americano de carros elétricos, anunciou nas redes sociais: "A Samsung concordou em autorizar a Tesla a ajudar na maximização da eficiência de fabrico. (…). A nova fábrica gigante da Samsung no Texas será dedicada ao fabrico do chip AI6 de próxima geração da Tesla. A importância estratégica disto é difícil de sobrestimar".

Segundo o controverso empresário, 16,5 mil milhões de dólares é um valor mínimo necessário, antevendo que a produção "deverá ser várias vezes maior".

Atualmente, a Tesla utiliza os chips AI4 fabricados pela Samsung no seu sistema de condução totalmente autónoma, mas o AI5 será produzido pela TSMC - uma das concorrentes para a qual a Samsung tem vindo a perder no segmento de chips de inteligência artificial.

Não foi anunciada a data de início da produção deste novo chip, mas considerando que o AI5 só deverá começar a ser produzido no fim de 2026, tal ainda deve estar longe.

Citado pela agência Reuters, o analista Lee Dong-ju, da SK Securities, antecipou que o AI6 poderá entrar em produção em 2027 ou em 2028.

Sentiu-se impacto nas ações

Segundo a já mencionada agência de notícias, depois deste anúncio, o valor das ações da Tesla aumentou 1,9 por cento nos Estados Unidos da América antes da abertura dos mercados.

Já no caso da Samsung, a subida foi de 6,8 por cento - a maior deste de setembro do ano passado. A empresa não tem estado a par da concorrência no fabrico de chips de inteligência artificial.

Isso tem um impacto negativo evidente nos seus lucros e ações, pelo que estte acordo com a Tesla poderá ser de grande importância para a tecnológica asiática.

Leia Também: Tesla prepara novo modelo mais acessível. Elon Musk revela qual

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas