Tecnologia automóvel da Huawei polémica: "Solução à procura de problema"

Uma tecnologia da Huawei para os seus automóveis está a dar que falar, não necessariamente pelos melhores motivos. A utilidade da abertura de portas por gestos está a ser questionada e alvo de comentários divertidos.

Gestos de mãos Huawei

© X.com @Rainmaker1973

Bernardo Matias
29/07/2025 18:00 ‧ ontem por Bernardo Matias

Auto

Huawei

A navegação por gestos e os controlos de voz são formas de interação com os dispositivos eletrónicos cada vez mais em voga. Mas, por vezes, a utilidade da sua aplicação pode ser questionável.

 

É o caso da abertura gestual das portas num automóvel da HIMA, um consórcio impulsionado pela Huawei. Um vídeo publicado em várias redes sociais mostra uma coreografia algo complexa, que termina com o gesto de ativar o puxador tradicional… só que feito à distância. Uma vez no interior, o fecho é automático.

O veículo documentado é o AITO M9 da HIMA - uma aliança encetada pela Huawei com vários parceiros, incluindo a AITO, Luxeed, Stelato, Maextro e SAIC.

Num mundo em que a Inteligência Artificial obriga a uma redobrada verificação de factos, o Auto ao Minuto confirmou no site da fabricante que a característica é real: "A porta do condutor, a porta do passageiro e a porta do porta-bagagens dianteira podem ser abertas remotamente por gestos".

Ora, esta tecnologia não foi propriamente bem recebida pelas redes sociais, que questionam e brincam com a utilidade da mesma.

As publicações têm vários comentários. Uns recorrem a comparações com os universos de 'Star Wars' e 'Harry Potter'. E há também muita ironia: "O futuro é agora e parece incrível"; "Solução à procura de um problema"; "Uma das coisas numa longa lista de coisas que o mundo não precisa"; "Vamos todos ser Jedi em breve"; ou "Muitas ideias de negócio residem na preguiça da humanidade".

Num tom mais sério, outro utilizador comentou no X: "Faz zero sentido. Mais um passo e podia-se abrir a porta normalmente com menos esforço. Tem de se passar pela porta para entrar no carro, de qualquer dos modos".

Também há quem questione a perda de tempo e a utilidade de desenvolver outros aspetos do veículo: "Isso é bonito, mas desperdiça pelo menos três segundos. Teria sido bom se fizessem algo para prevenir acidentes por abrir as portas sem ver o tráfego lateral".

Por outro lado, muitos interrogam-se sobre a eficácia destes complexos gestos manuais em situações de chuva, congelamento, com as mãos ocupadas, ou quando o automóvel está estacionado contiguamente a outro.

Huawei não vai ficar por aqui

A Huawei está a trabalhar na ativação por gestos e, em 2023, anunciou a patente de uma tecnologia de ativação da direção por gestos - ainda sem data para chegar ao mercado.

Segundo a tecnológica chinesa, "quando um utilizador realiza um gesto no volante, o sistema reconhece e seleciona uma função de controlo com base na posição das mãos no volante".

Leia Também: O sucessor do Huawei Mate XT pode ser uma desilusão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas