Nas últimas semanas temos assistido a várias contratações de peso da Meta na área da Inteligência Artificial, com a gigante tecnológica liderada por Mark Zuckerberg a não ter qualquer ‘pudor’ no que diz respeito a contratar investigadores e especialistas nesta tecnologia dentro das rivais.
Agora, a Meta anunciou uma nova contratação que é possivelmente uma das suas mais mediáticas no mundo da Inteligência Artificial.
Trata-se Shengjia Zhao, um ex-investigador da OpenAI que estará entre os líderes da divisão de Inteligência Artificial da Meta. Shengjia Zhao foi um dos criadores do ChatGPT e esteve entre os responsáveis pelo GPT-o1 e também por outros grandes modelos de linguagem da OpenAI, como é o caso do GPT-4.
“Estou entusiasmado por partilhar que Shengjia Zhao será Cientista Chefe do SuperIntelligence Labs da Meta”, pode ler-se na publicação de Mark Zuckerberg partilhada na rede social Threads. “O Shengjia [Zhao] foi um dos fundadores do novo laboratório e tem sido o nosso principal cientista desde o primeiro dia. Agora que o nosso recrutamento está a ir bem e a nossa equipa está a formar-se, decidimos formalizar o seu cargo de liderança”.
Ver no Threads
A Meta tem sido uma das empresas que mais tem apostado no desenvolvimento de Inteligência Artificial, com o CEO da DeepMind da Google, Demis Hassabis, a especular que este investimento dever-se-á ao facto de a empresa estar potencialmente "atrasada" em relação às concorrentes.
Desta forma, Hassabis acredita que estas grandes contratações da Meta têm como objetivo recuperar tempo perdido e assegurar o seu lugar na vanguarda do desenvolvimento da tecnologia.
Leia Também: Meta deixará de exibir anúncios políticos na UE a partir de outubro