Meta contratou um dos criadores do ChatGPT

Shengjia Zhao passou pela OpenAI e foi responsável por alguns dos grandes modelos de linguagem da empresa. Será agora um dos líderes do novo laboratório da gigante tecnológica dedicado ao desenvolvimento de Inteligência Artificial.

mark zuckerberg, meta, facebook

© Getty Images

Miguel Patinha Dias
28/07/2025 09:27 ‧ há 2 dias por Miguel Patinha Dias

Tech

Meta

Nas últimas semanas temos assistido a várias contratações de peso da Meta na área da Inteligência Artificial, com a gigante tecnológica liderada por Mark Zuckerberg a não ter qualquer ‘pudor’ no que diz respeito a contratar investigadores e especialistas nesta tecnologia dentro das rivais.

 

Agora, a Meta anunciou uma nova contratação que é possivelmente uma das suas mais mediáticas no mundo da Inteligência Artificial.

Trata-se Shengjia Zhao, um ex-investigador da OpenAI que estará entre os líderes da divisão de Inteligência Artificial da Meta. Shengjia Zhao foi um dos criadores do ChatGPT e esteve entre os responsáveis pelo GPT-o1 e também por outros grandes modelos de linguagem da OpenAI, como é o caso do GPT-4.

“Estou entusiasmado por partilhar que Shengjia Zhao será Cientista Chefe do SuperIntelligence Labs da Meta”, pode ler-se na publicação de Mark Zuckerberg partilhada na rede social Threads. “O Shengjia [Zhao] foi um dos fundadores do novo laboratório e tem sido o nosso principal cientista desde o primeiro dia. Agora que o nosso recrutamento está a ir bem e a nossa equipa está a formar-se, decidimos formalizar o seu cargo de liderança”.

 
Ver no Threads

A Meta tem sido uma das empresas que mais tem apostado no desenvolvimento de Inteligência Artificial, com o CEO da DeepMind da Google, Demis Hassabis, a especular que este investimento dever-se-á ao facto de a empresa estar potencialmente "atrasada" em relação às concorrentes.

Desta forma, Hassabis acredita que estas grandes contratações da Meta têm como objetivo recuperar tempo perdido e assegurar o seu lugar na vanguarda do desenvolvimento da tecnologia.

Leia Também: Meta deixará de exibir anúncios políticos na UE a partir de outubro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas