Vídeo da NASA mostra futura missão para explorar Marte com 6 helicópteros

A missão da agência espacial está a ser desenvolvida em parceria com a empresa norte-americana AeroVironment e dá pelo nome de Skyfall, que consistirá em fazer com que as seis aeronaves entrem na atmosfera de Marte com uma única cápsula.

AeroVironment, nasa, jet propulsion laboratory, marte, helicópteroVídeo

© YouTube / AV

Miguel Patinha Dias
27/07/2025 18:01 ‧ há 3 dias por Miguel Patinha Dias

Tech

NASA

O Jet Propulsion Laboratory da NASA encontra-se a trabalhar numa nova missão para fazer chegar a Marte seis novos helicópteros. A missão - apelidada de Skyfall - está a ser desenvolvia em conjunto com a norte-americana AeroVironment e consistirá em lançar seis helicópteros na atmosfera do ‘Planeta Vermelho’ com uma única cápsula de entrada.

 

Para ilustrar como a missão será conduzida, a NASA partilhou um vídeo que mostra a dita cápsula a ‘soltar’ gradualmente os pequenos helicópteros, com cada um deles a pousar de forma independente na superfície de Marte. Ao mesmo tempo, cada um deles seria capaz de captar imagens de alta resolução da superfície do ‘Planeta Vermelho’.

“Com seis helicópteros, a Skyfall oferece uma solução de baixo custo que multiplica o alcance que conseguiríamos cobrir, os dados que poderíamos recolher e a investigação científica que conseguiríamos conduzir - tornando os primeiros passos da humanidade em Marte significativa mais próximos”, pode ler-se no comunicado do responsável da divisão Space Ventures da AeroVironment, William Pomerantz, partilhado pelo site Gizmodo.

Esta missão acontece mais de um ano depois de o helicóptero Ingenuity ter deixado de funcionar. A aeronave chegou a Marte no começo de 2021 e fez o seu primeiro voo em abril. Apesar de ter sido desenvolvido com o objetivo inicial de realizar apenas cinco voos, o Ingenuity foi capaz de completar um total de 72 - sendo que cada um se tornou mais ambicioso do que o anterior.

Infelizmente, no 72º voo a 18 de janeiro de 2024, o Ingenuity partiu uma das pás da hélice ao pousar e, desde então, não conseguiu realizar mais nenhum voo.

Apesar disso, o Ingenuity foi considerado um sucesso por ter excedido em muito o objetivo inicial. Além disso, durante este período foi possível recorrer ao Ingenuity para apoiar a exploração da superfície de Marte do Perseverance, com a equipa da NASA a usar o helicóptero como ‘batedor’ para avaliar o terreno que o rover teria pela frente e ajudar os investigadores a escolherem o melhor percurso.

Tendo em conta o sucesso e utilidade do Ingenuity na exploração de Marte, não é de admirar que a NASA queira voltar a enviar mais aeronaves para o ‘Planeta Vermelho’ com esta missão Skyfall. A previsão é que a missão seja lançada em 2028.

Pode ver abaixo o vídeo partilhado pela AeroVironment para ilustrar como decorreria a missão.

Leia Também: China divulga detalhes de missão para recolher amostras de Marte até 2031

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas