O Grupo Folclórico de Barcelinhos foi, esta quarta-feira, recebido pelo Papa Leão XIV, no Vaticano, em Itália.
“MOMENTO HISTÓRICO! […] O Grupo Folclórico de Barcelinhos agradece profundamente a todos aqueles que tornaram este momento, que foi um privilégio, possível”, assinalou o coletivo, na rede social Facebook.
O grupo folclórico ofereceu ao Pontífice uma Sagrada Família feita pela artesã barcelense Rosa Cristiana Sá, assim como uma bandeira da Junta de Freguesia de Barcelinhos e um galo de Barcelos, tal como poderá ver no vídeo incluído na galeria acima e divulgado nas redes sociais da entidade.
Depois do encontro, o coletivo agradeceu “à Prefeitura da Casa Pontifícia de Portugal, pela atenção e pela mediação que permitiu que o [seu] pedido de acolhimento chegasse ao Vaticano”, além de ao “Dr. Nuno Duarte Pinto (PR Têxteis), pela oferta do [seu] novíssimo uniforme, símbolo da [sua] identidade”. Demonstrou também “gratidão” à artesã Rosa Cristiana Sá, “pela oferta desta belíssima representação do minhoto, na forma de uma Sagrada Família”.
O Papa, por seu turno, terá oferecido terços benzidos aos 40 elementos presentes na audiência geral.
Saliente-se que o Grupo Folclórico de Barcelinhos deixou Portugal no sábado, rumo a Itália, para representar o país no Festival Internacional Sermoneta in Folklore.
Veja o vídeo.
Leia Também: Papa pede dia de jejum e oração pela paz no mundo