Buscas por pescador desaparecido no Pico sem resultados no segundo dia

As buscas por um pescador lúdico, com cerca de 30 anos, que está desaparecido no concelho açoriano das Lajes do Pico, não deram hoje resultados e serão suspensas "quando terminar a luz do dia".

Ilha do Pico, Açores

© iStock

Lusa
18/08/2025 20:07 ‧ há 2 horas por Lusa

País

Açores

O Capitão do Porto e Comandante Local da Polícia Marítima da Horta, Amílcar Brás, que está a coordenar as operações, disse à agência Lusa, pelas 18h15 locais (mais uma hora em Lisboa), que as buscas realizadas desde o início da manhã de hoje foram infrutíferas.

 

Apenas foi identificada a arma utilizada pelo homem que estava sozinho a praticar pesca submarina "a cerca de 500 metros do local onde estava a boia" que assinalava a sua presença no mar, indicou.

As buscas vão ser suspensas "quando terminar a luz do dia" e serão retomadas na terça-feira de manhã.

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) informou hoje que está a realizar buscas por um pescador lúdico, que está desaparecido desde a tarde de domingo, no concelho das Lajes do Pico, na ilha do Pico.

Em comunicado, a AMN referiu que o homem foi dado como desaparecido depois de, alegadamente, ter ido praticar a atividade de pesca submarina na Ponta da Ilha, na ilha do Pico.

Na sequência de um alerta recebido pelas 19:37 locais de domingo, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), "foram de imediato iniciadas buscas no local", adiantou.

O Capitão do Porto e Comandante Local da Polícia Marítima da Horta, Amílcar Brás, disse hoje de manhã à Lusa que as buscas foram suspensas no final do dia de domingo e retomadas pelas 07h00 de hoje, com o reforço de meios.

Estão envolvidos nas operações de busca tripulantes da Estação Salva-Vidas da Horta (embarcação Nossa Senhora da Conceição), um navio da Marinha Portuguesa (navio patrulha oceânico de Ponta Delgada) e um helicóptero EH 101 da Força Aérea Portuguesa.

Participam também mergulhadores e elementos dos Bombeiros Voluntários das Lajes do Pico e da Madalena, do Posto da Polícia Marítima de São Roque do Pico e do Projeto "SeaWatch".

Amílcar Brás adiantou que o homem estava sozinho a praticar a atividade de pesca submarina e não regressou a terra pela hora que tinha combinado com familiares.

"Ele encontrava-se sozinho a fazer caça submarina e deixou a boia que assinala a atividade em frente ao farol", segundo o Capitão do Porto e Comandante Local da Polícia Marítima da Horta.

Leia Também: Investigadores desaconselham ingestão de água nas lagoas do Pico

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas