"A nossa luta contra os incêndios florestais continua. Portugal ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil. A solidariedade europeia não conhece fronteiras. O nosso apoio está a ser mobilizado", escreveu Ursula von der Leyen nas redes sociais.
A Comissão Europeia disse hoje à Lusa que está a "mobilizar o apoio" que Portugal pediu, no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, para ajudar a combater os incêndios florestais no país.
"Sim, Portugal ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, nós estamos a mobilizar o apoio que o país pediu", disse à Lusa a porta-voz do executivo comunitário europeu Eva Hrncirova.
Portugal pediu hoje à União Europeia quatro aeronaves Canadair para auxiliar no combate aos incêndios florestais.
O nosso combate aos fogos florestais continua.
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) August 15, 2025
Portugal ativou o Mecanismo de Proteção Civil #rescEU.
A solidariedade europeia não conhece fronteiras.
Estamos a mobilizar apoios.
Durante uma conferência de imprensa na sede da Autoridade Nacional de Proteção Civil, em Carnaxide, para dar conta da evolução dos incêndios que assolam o país, o comandante nacional da proteção civil, Mário Silvestre, disse que Portugal será o sétimo país a ativar o mecanismo europeu.
As autoridades optaram inicialmente por recorrer aos acordos bilaterais de cooperação com Espanha e Marrocos, tendo este último país disponibilizado dois Canadair, que ficarão em Portugal até segunda-feira. Os meios espanhóis apoiaram nos combates aos fogos de Castelo de Vide e de Chaves, indicou.
Leia Também: Portugal ativou Mecanismo Europeu de Proteção Civil e pediu 4 Canadair