Segundo o CIVISA, o abalo foi registado às 02h31 (mais uma hora em Lisboa) e teve epicentro a cerca de 21 quilómetros a norte-nordeste do Topo, no concelho da Calheta.
"De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli Modificada) no Topo", é referido.
O evento insere-se na atividade sísmica "que vem sendo registada no grupo Central desde junho de 2022". O grupo Central do arquipélago é composto por cinco ilhas: São Jorge, Faial, Pico, Graciosa e Terceira.
O CIVISA, que continua a acompanhar a evolução da situação, não exclui a possibilidade de "virem a ocorrer novos eventos sentidos pela população".
Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).
A escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição".
Com uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é sentido dentro de casa e os objetos pendentes baloiçam, sentindo-se uma "vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados", descreve o Instituto Português do Mar e da Atmosfera na sua página da Internet.
Leia Também: Sismo de magnitude 5,4 sentido em Santa Maria e São Miguel, nos Açores