Um homem de 27 anos foi ‘apanhado’ em flagrante pela Polícia de Segurança Pública (PSP) após escalar os muros da Escola Básica Condes da Lousã, na Amadora, e furtar os pertences de diversos professores do estabelecimento.
A PSP foi alertada para a situação na passada quarta-feira, no dia 31 de julho, quando o furto estava a ser levado a cabo pelo suspeito. Com a chegada das autoridades o homem terá "encetando fuga pela janela da sala de aula", revela a autoridade em comunicado.
"Com as informações de que dispunham, os polícias da Equipa de Intervenção Rápida realizaram o varrimento da área, tendo intercetado o suspeito que se encontrava a encetar fuga apeada numa artéria adjacente ao local do furto", continua a mesma nota, que acrescenta que o suspeito foi detido por volta das 22h30 desse mesmo dia.
"Após diligências no local, foi possível verificar que o mesmo teria escondido os itens furtados numa habitação abandonada nas imediações" da escola em causa. A polícia dirigiu-se ao local, onde, não só encontrou os pertences dos professores da escola da Amadora, como elementos relacionados com outros furtos que se suspeita que terão acontecido no mesmo dia.
No comunicado enviado às redações, a PSP realçou ainda que o suspeito tem "um vasto histórico criminal", sendo que está associado a "uma enorme vaga de crimes por todo o território nacional". Para além de crimes de roubo e furto (nomeadamente dentro de estabelecimentos comerciais e no interior de viaturas), é suspeito de posse de armas proibidas, roubo de viaturas, tráfico de estupefacientes, ofensa à integridade física e qualificada, resistência e coação sob funcionário e ainda condução perigosa.
Em março deste ano, durante uma fuga após furtar um carro em Coimbra, o suspeito terá ido contra duas viaturas da polícia, propositadamente, e tentou ainda atropelar dois agentes da PSP.
O suspeito já foi presente a primeiro interrogatório judicial e encontra-se agora em prisão preventiva.
Leia Também: Movimento quer inquérito nacional sobre violência institucional