É uma história com um final feliz. Uma criança que estava perdida foi restituída à sua família, em Lisboa, com recurso ao Programa Estou Aqui! Crianças.
Conta a Polícia de Segurança Pública (PSP), numa mensagem publicada na rede social Facebook, que "a criança foi localizada por um agente da Polícia Municipal de Lisboa, na via pública - tendo solicitado a PSP no local".
De seguida, "deslocou-se para junto da mesma uma tripulação de Carro Patrulha de forma a diligenciar o contato com os progenitores, uma vez que a criança possuía uma pulseira do programa especial Estou Aqui! Crianças".
A criança, acrescenta a autoridade, "sofre de Perturbação do Espectro do Autismo". Através da pulseira deste programa, "foi possível contactar e entregá-la ao pai".
Sabe como aderir ao Estou Aqui! Crianças?
As pulseiras devem ser pedidas através do site do Programa Estou Aqui! Crianças em https://estouaqui.mai.gov.pt/Pages/Home.htm
Após o registo, os requerentes devem deslocar-se à Esquadra da Polícia de Segurança Pública escolhida, para levantarem as pulseiras.
Programa da PSP (já) atribuiu 623.197 pulseiras
A PSP lançou, em maio, a edição de 2025 do programa 'Estou Aqui! Crianças', ao abrigo do qual foram atribuídas 623.197 pulseiras que permitem localizar menores momentaneamente perdidos das famílias.
Desde o início do programa, em 2012, a PSP promoveu o "reencontro rápido" de 58 crianças com as famílias.
No ano passado, foram atribuídas 67.175 pulseiras, de acordo com dados da PSP.
Leia Também: Altura de passear e viajar? Saiba como ter as crianças 'debaixo de olho'