Um bebé morreu, esta quinta-feira, ao chegar ao Hospital de Leiria, depois de a mãe ter sido transportada desde a vila de Valado dos Frades até à referida unidade, que era a de referência.
A informação foi avançada pelo Expresso e confirmada pelo Notícias ao Minuto junto dos Bombeiros Voluntários da Nazaré, que foram acionados para a situação e transportaram a mulher - que deu à luz na ambulância.
Tudo aconteceu durante a manhã, por volta das 08h30, e o alerta para a corporação de bombeiros em questão foi recebida através do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).
A grávida de 26 semanas apresentaria sangramento, assim como contrações, sem rotura de bolsa, de acordo com a publicação.
Para além dos Bombeiros Voluntários da Nazaré foram acionados para o local meios do Suporte Imediato de Vida (SIV).
Ainda de acordo com o Expresso, foi acionada uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital de Coimbra, que saiu desta unidade às 8h56 para um "ponto de encontro" na A8, no caminho para a unidade em Leiria. Também uma ambulância do Transporte Inter-hospitalar Pediátrico estava em "prontidão" para levar o prematuro para a maternidade Daniel de Matos, em Coimbra.
O parto ocorreu às 9h10 com os operacionais dos Bombeiros Voluntários da Nazaré e apoio do SIV e, à chegada ao hospital, mãe e filho ainda foram admitidos, mas o recém-nascido acabou por morrer, e o óbito foi declarado às 9h53.
Escreve ainda o Expresso que, segundo a informação clínica, o prematuro apresentava um índice de Apgar 4, próximo de indicar um quadro grave.
[Notícia atualizada às 23h21]
Leia Também: Morte de bebés? Ministra aponta que "desfecho dificilmente seria evitado"