Polícia Judiciária realiza buscas ao edifício sede do INEM

A Polícia Judiciária está a realizar, esta terça-feira, buscas ao edifício sede do INEM, no âmbito de uma investigação que estará relacionada com a aquisição e compras feitas pelo Serviço de Emergência Médica.

ambulância, INEM

© Pedro Fiúza/NurPhoto via Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
08/07/2025 10:16 ‧ há 5 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

País

Polícia Judiciária

A Polícia Judiciária (PJ) está a realizar, esta terça-feira, uma operação de buscas ao edifício sede do INEM, em Lisboa. A investigação estará relacionada com a aquisição e compras feitas pelo Serviço de Emergência Médica, avança a CNN Portugal. 

 

O mesmo meio refere ainda que os inspetores da PJ foram ainda destacados para o centro de formação do instituto.

Em comunicado remetido à Lusa, o INEM confirmou "a presença da Polícia Judiciária nas instalações do Instituto em Lisboa, no âmbito de um processo de investigação que envolve outras entidades".

"O INEM encontra-se, naturalmente, a colaborar com as Autoridades, disponibilizando toda a informação solicitada", conclui.

Em causa está uma operação de combate à corrupção e à fraude na obtenção de subsídios, relacionados com os fundos do PRR. No esquema estarão envolvidos  responsáveis de empresas privadas, pela venda, e dirigentes de  instituições do Estado, pela aquisição, de sistemas informáticos.

O INEM não é o único a ser alvo de investigações, estando estas buscas relacionadas com aquelas que foram realizadas também hoje na Universidade do Porto. Segundo a SIC Notícias, também o Banco de Portugal estará envolvido.

PJ faz buscas na Universidade do Porto por suspeitas de corrupção

PJ faz buscas na Universidade do Porto por suspeitas de corrupção

Buscas decorrem esta manhã.

Notícias ao Minuto | 09:21 - 08/07/2025

Note-se que a Universidade do Porto (U.Porto) avançou que a presença da Polícia Judiciária (PJ) nas suas instalações está relacionada com um processo de cartelização por aquisição de material informático, do qual esta instituição "estaria a ser vítima".

Caos no INEM

Recorde-se que o INEM tem estado no centro das atenções desde há uns meses. O caso mais recente aconteceu no sábado quando um homem de 45 anos, em estado grave, com um traumatismo ucraniano, terá esperado mais de cinco horas desde que foi tomada a decisão da sua transferência do Hospital da Covilhã para os Hospitais Universitários de Coimbra, sendo que o transporte foi feito por um helicóptero da Força Aérea.

De notar que, desde o passado dia 1 de julho, a Força Aérea assegura o transporte de emergência médica com quatro helicópteros. No entanto, apenas um está apto para voar à noite.

Já na segunda-feira, o ministro da Defesa, Nuno Melo, veio desmentir as notícias sobre a demora de cinco horas no transporte do doente, assegurando que o processo demorou "2h15 com tempo de espera de doente incluído".

Pedido de demissão, auditoria ao INEM e salvar o SNS. Que foi dito?

Pedido de demissão, auditoria ao INEM e salvar o SNS. Que foi dito?

O INEM tem estado no centro de várias polémicas desde há uns meses e que tem gerado várias reações vindas dos partidos políticos, mas também dos candidatos às eleições presidenciais. Há quem volte a pedir a demissão da ministra da Saúde e há quem defenda que é preciso fazer uma auditoria completa ao INEM.

Notícias ao Minuto com Lusa | 08:52 - 08/07/2025

[Notícia atualizada às 11h22]

Leia Também: Colaboração com INEM? "Convicção de que papel da FAP não será beliscado"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas