O Comando Distrital de Beja da Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu 13 potes de fumo na Final da Taça do Distrito de Beja, realizada no Complexo Desportivo Fernando Mamede, no passado sábado.
Durante a mesma operação de policiamento desportivo, a força de segurança impediu ainda o acesso ao recinto a um adepto que apresentava uma taxa de álcool no sangue superior ao limite legalmente permitido.
Numa nota enviada esta quarta-feira às redações, a autoridade faz questão de salientar que "a introdução ou utilização de artigos pirotécnicos, fumígenos ou quaisquer dispositivos com efeitos similares é estritamente proibida, sendo tal conduta sancionada com coimas que variam entre 1.000 e 10.000 euros".
Acresce a "possibilidade de aplicação de uma sanção acessória de interdição de acesso a recintos desportivos por um período que pode atingir os três anos."
Na mesma nota, a PSP salienta que "estas restrições não se limitam aos recintos desportivos, estendendo-se também a eventos associados ao fenómeno desportivo, como celebrações de vitórias ou convívios entre adeptos".
© Reprodução / Polícia de Segurança Pública
O Comando Distrital da PSP de Beja apela ainda "à consciência cívica dos adeptos, clubes e organizações promotoras de eventos desportivos para que se abstenham de utilizar artigos pirotécnicos ou fumígenos", uma vez que estes dispositivos, "muitas vezes encarados como elementos festivos, representam um sério risco para a integridade física dos participantes e público, podendo causar queimaduras, intoxicações e pânico generalizado".
Leia Também: Vem aí (ainda) mais calor! E há alerta amarelo para três distritos