Primeiro-ministro canadiano apela ao cessar-fogo para parar as mortes

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, apelou hoje ao cessar-fogo para "parar as mortes" no conflito desencadeado pela invasão russa da Ucrânia, numa conferência de imprensa em Kiev, no dia da Independência ucraniana.

Mark Carney

© DAVE CHAN/AFP via Getty Images

Lusa
24/08/2025 17:14 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

Ucrânia

"Em primeiro lugar, precisamos de um cessar de hostilidades. Precisamos de um cessar-fogo. Podemos chamar-lhe de cessar-fogo, uma trégua, um armistício. É necessário para parar os massacres", disse Mark Carney numa conferência de imprensa conjunta com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

 

Contrastando com a posição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que não considera um cessar-fogo necessário para assinar um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia, Mark Carney considerou ainda que "se a agressão da Rússia ficar sem resposta, não parará".

O líder canadiano disse ainda hoje que não cabe à Rússia decidir eventuais garantias de segurança que os ucranianos possam pedir aos aliados ocidentais.

"Não cabe à Rússia decidir como garantir a soberania, a independência e a liberdade da Ucrânia no futuro. É uma escolha da Ucrânia e são decisões dos seus parceiros", disse Mark Carney na mesma ocasião.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que a presença de tropas estrangeiras na Ucrânia depois do fim da guerra "é uma questão importante" para Kyiv.

Leia Também: Canadá e Suécia anunciam novos acordos de ajuda e cooperação militar

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas