"Em primeiro lugar, precisamos de um cessar de hostilidades. Precisamos de um cessar-fogo. Podemos chamar-lhe de cessar-fogo, uma trégua, um armistício. É necessário para parar os massacres", disse Mark Carney numa conferência de imprensa conjunta com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Contrastando com a posição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que não considera um cessar-fogo necessário para assinar um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia, Mark Carney considerou ainda que "se a agressão da Rússia ficar sem resposta, não parará".
O líder canadiano disse ainda hoje que não cabe à Rússia decidir eventuais garantias de segurança que os ucranianos possam pedir aos aliados ocidentais.
"Não cabe à Rússia decidir como garantir a soberania, a independência e a liberdade da Ucrânia no futuro. É uma escolha da Ucrânia e são decisões dos seus parceiros", disse Mark Carney na mesma ocasião.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que a presença de tropas estrangeiras na Ucrânia depois do fim da guerra "é uma questão importante" para Kyiv.
Leia Também: Canadá e Suécia anunciam novos acordos de ajuda e cooperação militar