Idoso chinês apaixona-se por avatar de IA e pede divórcio à mulher

Um homem chinês de 75 anos apaixonou-se por uma pessoa criada pela Inteligência Artificial (IA) que encontrou das redes sociais e decidiu pedir o divórcio à sua mulher. O idoso acreditava ter encontrado o amor verdadeiro porque o avatar lhe fazia companhia e respondia às suas mensagens.

Idoso, idosos, mãos, lar de idosos, velho

© Shutter Stock

Notícias ao Minuto
20/08/2025 15:07 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Inteligência Artificial

Um homem chinês decidiu divorciar-se da mulher depois de se ter apaixonado por uma pessoa criada pela Inteligência Artificial (IA).

 

De acordo com o Beijing Daily, Jiang, um idoso de 75 anos, encontrou por acaso um avatar criado por IA enquanto navegava nas redes sociais. Sem perceber que se tratava de uma 'criação' tecnológica, o homem começou a criar laços com a personagem, tendo ficado obcecado.

O chinês apaixonou-se pela personagem virtual e começou a tratá-la como sua namorada, uma vez que respondia rapidamente às suas mensagens e concordava sempre com ele.

Jiang, casado há vários anos, cansou-se de ouvir a sua mulher a reclamar que estava sempre ao telemóvel e decidiu divorciar-se. Desta forma, estaria sempre com o seu amor verdadeiro, uma vez que só tinha olhos para a nova namorada.

No entanto, os filhos ao aperceberem-se da situação explicaram ao idoso de que a sua namorada nada mais era que uma criação da IA e que, na verdade, não existia.

O meio chinês revela que este caso não é único na China e que está a tornar-se frequente este tipo de 'relações'. Os especialistas explicaram que, tendo em contas as saudades que possam sentir e o realismo dos conteúdos gerados por IA fazem com que os mais velhos se afeiçoem aquelas personagens, uma vez que procuram companhia. 

As autoridades chinesas têm advertido às famílias para que estejam atentas e vigilantes à utilização das redes sociais pelas pessoas mais velhas, até porque podem cair em esquemas enganosos devido à dependência emocional que criam com estes avatares. 

Leia Também: Vídeos do Facebook e Instagram podem agora ser traduzidos com IA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas