Em paralelo, o Departamento de Defesa prepara-se para a iminente ordem de envio da Guarda Nacional.
"Washington, D.C. será LIBERTADA hoje! O crime, a selvajaria, a imundície e a escumalha vão desaparecer. Vou TORNAR A NOSSA CAPITAL GRANDE DE NOVO!", escreveu na sua rede social, Truth Social, Donald Trump, que dará hoje uma conferência de imprensa para anunciar novas medidas de segurança na capital, dias depois de ter sugerido que o Governo federal iria assumir o controlo da cidade.
Na sua publicação, Trump sublinhou que "os dias de matar ou ferir sem piedade pessoas inocentes acabaram!", referindo-se aos elevados números da criminalidade de que a cidade padece, segundo ele.
"Resolvi rapidamente a questão da fronteira (ZERO ILEGAIS nos últimos três meses!!), D.C. é a seguir!!!", acrescentou.
"Os sem-abrigo têm de ir-se embora, IMEDIATAMENTE", tinha já escrito Trump no domingo.
"Vamos dar-vos lugares para ficar, mas LONGE da capital. Os criminosos, vocês não têm de abandonar a cidade. Vamos colocá-los na prisão, onde é o vosso lugar", prosseguiu.
Trump classificou Washington como "uma das cidades mais perigosas do mundo", após o recente ataque a um membro de destaque do Departamento de Eficiência Governamental. O ataque não pareceu estar relacionado com o seu trabalho.
No entanto, as autoridades locais, como a presidente da câmara, Muriel Bowser, afirmam que a criminalidade violenta em Washington diminuiu nos últimos dois anos, após um forte pico pós-pandemia, em 2023.
As estatísticas policiais mostram que os homicídios, assaltos e furtos caíram este ano, quando comparados com o mesmo período de 2024 e, em geral, o crime violento registou uma queda de 26% em relação ao ano passado.
Já na semana passada, Trump tinha ordenado o destacamento de um número indeterminado de agentes federais para a capital e, de acordo com a comunicação social local, estava a planear incumbir mais de uma centena de agentes do FBI (agência de serviços secretos e segurança interna) das patrulhas noturnas na cidade.
Entretanto, o Exército norte-americano prepara-se para ativar tropas da Guarda Nacional em Washington D.C., segundo um funcionário do Departamento da Defesa citado pelo diário The New York Times.
De acordo com as informações, as forças da Guarda Nacional estão prontas para entrar em ação após um anúncio de Trump, que já antes ordenou a mobilização da Guarda Nacional, após protestos em massa em Los Angeles contra as autoridades da cidade.
Leia Também: Zelensky pede a Trump para não ceder a exigências de Putin