Detidos 18 manifestantes em 3 cidades sérvias. Protestos duram há semanas

A polícia da Sérvia deteve 18 manifestantes na noite de segunda-feira, durante protestos antigovernamentais na capital, Belgrado, e em outras cidades, afirmou hoje o Ministério do Interior sérvio.

protestos sérvia

© REUTERS/Amir Hamzagic

Lusa
08/07/2025 16:14 ‧ há 4 horas por Lusa

Mundo

Sérvia

"Foram relatados incidentes em Belgrado, Novi Sad e Uzice, onde várias pessoas foram detidas por perturbar a ordem pública e cometer crimes e delitos", disse o Ministério em comunicado, que pede aos cidadãos para "se absterem de qualquer atividade ilegal e não bloqueiem o trânsito".

 

A oposição tem vindo a realizar manifestações há várias semanas exigindo eleições legislativas depois de Djuro Macut ter sido aprovado pelo Parlamento em abril como novo primeiro-ministro, após a demissão do seu antecessor, Milos Vucevic, cujo Governo foi derrubado perante protestos relacionados com um acidente na estação ferroviária de Novi Sad, que fez cerca de 15 mortos.

Os manifestantes têm bloqueado diariamente grandes centros de transporte e montam barricadas improvisadas feitas de contentores de lixo.

Entre as suas reivindicações está o desmantelamento de um acampamento pró-Governo no centro da capital, localizado entre a Assembleia Nacional e a Presidência.

Os protestos em Belgrado - a 28 de junho, contra o Governo e em comemoração do Vidovdan, ou Dia de São Vito, que comemora a histórica Batalha do Kosovo - resultaram em pelo menos 70 feridos e dezenas de detenções.

O Presidente, Aleksandar Vucic, negou que tenham sido utilizados canhões de som para dispersar os protestos que eclodiram após o colapso da estação ferroviária de Novi Sad, a 01 de novembro de 2024, uma tragédia que se tornou um símbolo da desilusão popular com a falta de transparência do Governo sérvio.

Leia Também: Polícia da Sérvia deteve 79 manifestantes em protestos contra o governo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas