Dias de maior calor podem pedir que use alternativas para conseguir refrescar-se. O uso de ar condicionado acaba por ser uma solução que muitos procuram, mas por vezes acaba por ter alguns problemas de saúde associados. Sabe o que é que pode acontecer se deixa este equipamento ligado durante todo o dia?
A verdade é que sendo algumas horas durante o tempo que passa no escritório ou em trabalho, existem alguns riscos de saúde que está a correr. O 'website' Only My Health revelou alguns dos problemas que pode vir a passar.
Explicam que os seios nasais e a pele acabam por ser bastante prejudicados pelo ar condicionado.
O que acontece quando liga o ar condicionado?
Revelam que este tipo de equipamento não só reduz a temperatura como também afeta a humidade do ar, ao reduzi-la. O ar fica menos húmido, o que pode não ser o melhor para o seu corpo. A humidade interna pode ficar entre os 30% a 50%. Em locais que usam este equipamento todo o dia, é algo que pode cair ainda mais. Assim, o ar acaba por ficar muito seco.
Leia Também: Cancro colorretal vs síndrome do intestino irritável: Eis como distinguir
A sua pele vai acaba por sofrer bastante com o ar condicionado
Neste ambiente mais seco, a pele irá sofrer em primeiro lugar. Se sente comichão ou a pele mais puxada, é sinal de que passou muito tempo no ambiente assim. A água na camada externa da pele acaba por evaporar rapidamente.
Poderá ser algo mais grave em pessoas com eczema ou psoríase. Mesmo pessoas com a pele oleosa poderá desidratar e levar a erupções cutâneas.
As vias aéreas também sofrem com o ar condicionado
Depois de um dia no escritório com o ar condicionado poderá sentir dores de garganta. A verdade é que não está a ficar constipado, mas sim com os seios nasais mais secos. Tudo isto acontece devido à falta de humidade no ar. Assim, poderá ter tosse seca, sangue no nariz, nariz entupido ou infeções respiratórias.
E com o tempo, é algo que acaba por trazer ainda mais problemas. Depois de sair do escritório, poderá continuar a estar com ar condicionado em casa, no carro ou até nos transportes públicos.
Com o tempo, a camada interna da pele acabará por sofrer e precisa de algum tipo de hidratação para evitar problemas mais graves.
Como proteger-se e usar o ar condicionado na mesma?
Existem formas de conseguir reduzir os maus efeitos do ar condicionado no organismo. O objetivo é dar mais conforto à pele e aos seios nasais. Beber muita água pode ser fundamental. Consumir frutas ricas em água é algo que também ajuda a manter-se hidratado.
Compensar com o uso de um humidificador também faz a diferença. Desta forma, irá conseguir devolver alguma da humidade ao ar. Hidratar a pele é também fundamental. Sprays para o nariz é mais um hábito que traz algum alívio. Assim, consegue fazer com que não fique tão seco.
Deverá ainda conseguir dar algum descanso à pele, apanhar ar fresco e evitar o ar condicionado durante algumas horas. Explicam que apenas ficar uns minutos na varanda já será suficiente.
Leia Também: A sopa ajuda mesmo a recuperar de uma constipação: Mito ou verdade?