O sumo de beterraba não é uma bebida consensual. Há quem considere que tem sabor a terra. Por outro outro, há quem reconheça os benefícios e não passa um dia sem o consumir. Contudo, o que pode acontecer se o beber de forma regular?
O ‘website’ HealthShots falou com a dietista Archana Batra que começou por apontar alguns dos benefícios deste sumo. Mais tarde revelou ainda alguns efeitos colaterais e também qual a quantidade recomendada.
Os benefícios do sumo de beterraba
Começou por dizer que a saúde cardiovascular pode sair beneficiada. "O sumo de beterraba é rico em nitratos, que ajudam a dilatar os vasos sanguíneos. Este efeito pode reduzir a pressão sobre o coração e melhorar a saúde cardiovascular em geral."
Leia Também: Estes sete alimentos causam inchaço. Aprenda a comê-los
Por outro lado, ajuda a melhorar o desempenho nos exercícios físicos. "Muitos atletas consomem este sumo antes dos treinos, pois pode melhorar o desempenho ao melhorar o fluxo sanguíneo para os músculos e reduzir a dor."
É ainda importante para a reforçar o sistema imunitário e ainda a função cognitiva. "Os nitratos também podem promover um melhor fluxo sanguíneo para o cérebro, melhorar a função cognitiva, o foco e a memória."
A saúde do fígado também melhora bastante ao consumir sumo de beterraba. "Pode melhorar a desintoxicação do fígado, eliminar toxinas e ser um aliado potencial contra a doença hepática gordurosa não alcoólica."
Afinal, qual é a quantidade de sumo de beterraba que deve beber por dia
Archana Batra revela que o ideal é limitar a ingestão entre 120 e 240 ml por dia, ou seja, entre meia chávena e uma chávena. “Acredita-se que esta quantidade seja eficaz para promover a saúde cardíaca, aumentar a resistência e proporcionar outros benefícios sem sobrecarregar o organismo.”
Leia Também: Quatro alimentos a consumir se quer reduzir os níveis de colesterol
Mas podem existir riscos ao beber sumo de beterraba em excesso?
A dietista alerta para alguns problemas que podem estar relacionado com o consumo deste sumo. É o caso de pedras nos rins. “O sumo contém oxalatos, que podem ligar-se ao cálcio no corpo e formar cristais de oxalato de cálcio. Este processo pode aumentar o risco de formação de pedras nos rins, especialmente para pessoas já propensas a esses problemas.”
Por outro lado, poderá levar a problemas de pressão arterial, apesar de também melhorar esta função. “Pode ser problemático para pessoas que já têm pressão baixa ou estão a tomar medicamentos. Uma queda repentina pode causar tontura ou desmaio.”
Também deve ter em conta que pode levar a um desconforto digestivo. “A alta acidez do sumo de beterraba pode causar distúrbios digestivos, principalmente para quem o consome em grandes quantidades ou com o estômago vazio.”
Assim, recomenda que seja bebido com moderação, ouvir sempre o seu corpo e até juntar outros alimentos quando o bebe. "Ao consumir sumo de beterraba, tente combiná-lo com proteínas ou gorduras saudáveis para ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue."
Leia Também: Sete bebidas que vão ajudá-lo a perder gordura num mês