O Japão faz parte do imaginário de muitos. As paisagens, cultura, e gastronomia levam a que muitos viajantes sonhem com este destino.
Explorar o Japão oferece surpresas infinitas, especialmente quando se opta por sair dos circuitos turísticos habituais e se mergulha na tradição.
A Lonely Planet falou com cinco especialistas que partilharam os seus locais favoritos em todo o país.
Desde as tranquilas encostas de Moiwa, em Hokkaidō, até às ruas históricas do bairro de Kagurazaka, em Tóquio, descubra o Japão através da sugestão de locais.
1- Aomori
Selena Takigawa Hoy é editora de destinos da Lonely Planet para o nordeste da Ásia e mora em Tóquio.
"Aomori parece estar a um mundo de distância da agitação e do barulho de Tóquio. Os arrozais verdes estendem-se até ao horizonte, os pomares brilham com grandes maçãs Fuji vermelhas e, no verão, um dos maiores e mais atraentes festivais do país agita as ruas."
A encantadora cidade de Hirosaki tem um castelo no centro, rodeado por um grande parque com amplas áreas verdes e mais de 2000 cerejeiras que florescem em tons de rosa no final de abril ou início de maio. É um dos melhores lugares do Japão para um piquenique digno de cartão postal. O parque também abriga um museu da cidade e um jardim antigo com uma casa de chá que serve yōshoku (comida ocidental ao estilo japonês) e sobremesas de maçã feitas com maçãs de Aomori.
2- Moiwa, Hokkaidō
Mimana Kiel é modelo, atriz e escritora e reside em Tóquio.
"Depois de trabalhar duas temporadas de inverno na famosa estância de esqui Niseko, apaixonei-me pelo Monte Moiwa, um local menos conhecido a poucas montanhas de distância. Uma montanha menor e mais tranquila, Moiwa é popular entre os japoneses locais e os amantes do 'backcountry'. O nascer do sol é mágico quando se entra na serena extensão nevada e se é recebido com picos cobertos de neve que brilham à distância."
Visite Niseko Kanrosui, uma fonte natural que produz água rica em minerais. Derivado das palavras kanro (imortalidade) e sui (água), o nome Kanrosui pegou depois de o Imperador Shōwa comparar a água da fonte a néctar puro durante uma visita a Niseko.
3- Tokamachi, Niigata
Yuko Tamura é natural de Niigata e adora escrever sobre cultura, viagens e a vida das mulheres no Japão.
"Passei as férias da minha infância a pescar e a esquiar em Niigata. A apenas duas horas de comboio de alta velocidade de Tóquio, esta região exibe paisagens japonesas por excelência: montanhas cobertas de gelo, campos de arroz exuberantes e lagos que refletem o céu como um espelho."
O Museu de Echigo-Tsumari é uma joia cultural que vale a pena visitar pela sua coleção de mais de 300 peças.
4- Kagurazaka, Tóquio
AJ Pearle é escritora e atriz e vive em Tóquio.
"Trabalhei por um breve período como miko-san (sacerdotisa) em Kagurazaka, por isso tenho uma ligação pessoal com este bairro. Mas também é um lugar onde levo os meus amigos e familiares que estão de visita. Embora nem sempre esteja no topo das listas de lugares imperdíveis em Tóquio, a área é repleta de história e pontos turísticos que valem a pena visitar, mas sem turistas."
Como o nome do bairro significa 'colina do entretenimento divino', as festividades religiosas fazem parte da essência de Kagurazaka. Na rua principal ficam o Zenkō-ji e o Akagi-jinja, um santuário cujo edifício exterior foi projetado por um dos arquitetos mais famosos do Japão, Kengo Kuma. No verão, barracas de festival e lanternas alinham-se na rua, e todo o bairro fica repleto de entusiasmo pelo festival de dança Awa Odori.
5- Jōgashima, Kanagawa
Winnie Tan é uma escritora freelancer que mora em Tóquio; as suas especialidades são viagens, estilo de vida e cultura japonesa.
"Localizada ao sul de pontos turísticos como Kamakura e Enoshima, Jōgashima tende a passar despercebida pelos turistas que visitam Tóquio. Nos dias em que preciso de uma pausa da cidade, apanho o comboio na estação de Shinagawa para ir até esta pequena e tranquila ilha na costa de Misaki e passo a tarde a caminhar pelas rochas escarpadas."
Caminhe ao longo da costa recortada para desfrutar de vistas deslumbrantes do Oceano Pacífico e observe as ondas a bater nas rochas da ilha. Passeie um pouco e encontrará formações rochosas naturais, corvos-marinhos a descansar e (em dias claros) uma vista majestosa do Monte Fuji.
Carregue na galeria para conhecer os lugares destacados.
Leia Também: De férias? Sete snacks saudáveis que encontra em estações de serviço