Um celíaco tem de ter mais atenção aos menus dos restaurantes do que qualquer outra pessoa. Ainda assim, só pode ir a um espaço certificado?
Alice Bast é especialista em doença celíaca e ao 'website' Beyond Celiac esclareceu melhor este mito que muitas pessoas podem ter.
Revelou que, numa primeira avaliação, o melhor é desconfiar dos restaurantes que dizem ter um menu sem glúten.
Leia Também: Os principais sintomas que podem indicar doença celíaca
"Infelizmente, alguns restaurantes introduziram opções sem glúten sem fazer a devida diligência para aprender e entender o que significa servir uma refeição sem glúten que seja segura para pessoas", começa por dizer.
Ainda assim, diz que o contrário também pode acontecer. "Só porque um restaurante não tem um menu sem glúten não significa que não possa atendê-lo."
Deixa ainda um aviso: "a melhor coisa a fazer é ligar antes e perguntar como eles atendem clientes que não comem glúten".
Também no caso de aplicações de 'delivery' a questão também se coloca. Ainda assim, já existem várias opções. É o caso, por exemplo da Glovo. Segundo alguns dados partilhados pela plataforma, houve um crescimento de 45% nos pedidos de produtos sem glúten.
Em Portugal, o aumento entre 2024 e este ano foi mesmo de 71%. Entre alguns dos produtos mais procurados estão hambúrgueres sem glúten, cerveja sem glúten, batatas fritas e até massas sem glúten.
Leia Também: Um celíaco pode beijar alguém que acabou de comer alimentos com glúten?