Clara de Sousa recorreu às redes sociais com o objetivo de alertar os seguidores para uma burla que está a ser feita com a sua imagem. Tanto no Facebook como no Instagram, a jornalista da SIC fez um comunicado intitulado "alerta de uso abusivo da minha imagem", apresentando detalhes sobre o assunto.
"ATENÇÃO: VÍDEO FALSO COM A MINHA IMAGEM. ESTÃO A SER ENGANADOS.
Está a circular um vídeo manipulado onde apareço a entrevistar um médico que fala de um produto chamado DiaformRx, apresentado como uma cura milagrosa para a diabetes.
Esse vídeo é FALSO. Foi editado digitalmente para parecer verdadeiro, mas nunca aconteceu", começa por dizer.
"Eu nunca entrevistei esse médico. Nunca falei desse produto. Nunca recomendaria medicamentos – nem mesmo com base científica. Sou jornalista, não médica. Não é meu papel divulgar tratamentos ou medicamentos", nota ainda.
"Este tipo de vídeo é perigoso. Usa a cara de pessoas conhecidas para enganar e vender promessas falsas a quem está vulnerável.
A diabetes NÃO tem cura milagrosa.
Não se trata com truques.
Trata-se com médicos sérios, com acompanhamento responsável", realça ainda.
Por fim, a comunicadora pede aos seguidores que se virem o vídeo "não acreditem, não partilhem" e, acima de tudo, que "denunciem".
"Agradeço que me avisem se virem este vídeo nalgum lado — e que me enviem o link para eu o poder denunciar às autoridades. Protejam-se — e protejam quem vos é próximo", completa.
Os casos de Marta Melro e de Catarina Furtado
Em maio deste ano, a atriz Marta Melro também chamou a atenção dos seguidores para uma burla a envolver o seu nome. Mostrando uma mensagem - supostamente sua - na qual pedia para se guardar o seu novo contacto, a atriz realçou: "Se alguém for receber esta mensagem bloqueie imediatamente (não cliquem em bloquear na mensagem). Esta mensagem não é minha, é uma tentativa de burla".
Já em 2023, Catarina Furtado também se revelou indignada depois de ver o seu nome envolvido num esquema de promoção a produtos. "Fico indignada e muito preocupada quando percebo que usam a minha imagem de forma abusiva, sem autorização para vender produtos que nunca consumi e que ainda por cima são nocivos para a saúde", realçou à época.
"E relembro mais uma vez: se tiverem dúvidas, antes de comprarem, perguntem-me aqui mesmo, nesta minha 'casa pública'. A minha imagem está associada só a marcas de qualidade e estas parcerias são sempre divulgadas nas minhas redes sociais! Não se deixem enganar nem roubar", alertou ainda.
Leia Também: PSP e Deco alertam para uso de números falsos em fraudes. O que fazer?