No próximo mês, em setembro, o Governo vai atribuir um suplemento extraordinário aos pensionistas, uma espécie de 'bónus' que vai custar, no total, 400 milhões de euros, segundo cálculos do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento.
O suplemento será pago em setembro e terá o valor de 200 euros para as pensões até 522,50 euros, de 150 euros para as pensões entre 522,50 euros e os 1.045 euros e será de 100 euros para todas as pensões entre 1.045 e 1.567,50 euros.
A Mercadona anunciou, na semana passada, que vai abrir em Vale Sepal, em Leiria, no dia 11 de setembro. O grupo de supermercados afirma que se trata de um "importante passo" para o reforço da sua presença na região.
"A Mercadona vai abrir em Vale Sepal, Leiria, na Avenida Francisco Rodrigues Lobo nº 132, no dia 11 de setembro. Esta nova abertura representa um importante passo no reforço da presença da Mercadona no município, ficando ainda mais perto dos “Chefes” (clientes)", pode ler-se num comunicado divulgado.
O subsídio de desemprego, cujo número de pessoas a receber está, atualmente, em mínimos de outubro de 2024, é uma prestação que é paga aos cidadãos que não têm trabalho, mas há várias condições que devem estar reunidas para ter acesso - sabe quais?
Vamos por partes, antes de mais importa sublinhar que em causa está "um apoio pago em dinheiro, por mês, às pessoas desempregadas que se encontram inscritas no centro de emprego ou Serviço de Emprego dos Centros de Emprego e Formação Profissional (a partir de agora designado por Serviço de Emprego), para compensar a falta de salário devido à perda involuntária de emprego", de acordo com a Segurança Social.
Os seus salários de agosto e de setembro vão ser mais altos. Quem o diz é o Governo, que explica que este aumento está relacionado com o ajuste das novas tabelas do IRS - sabe o que está em causa?
"O seu salário de agosto e setembro vai ser mais elevado do que nos meses anteriores. Porque é que isto acontece? O Governo publicou novas tabelas de IRS com descontos mais baixos, aplicáveis já a partir de agosto", pode ler-se numa publicação do Executivo partilhada nas redes sociais.
De acordo com o Código do Trabalho, considera-se trabalho suplementar aquele que é "prestado fora do horário de trabalho". Afinal, como funcionam estas horas extra?
De acordo com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), "se houver isenção de horário de trabalho limitada a determinadas horas por dia ou semana, é trabalho suplementar o efetuado para além delas".
Leia Também: Acordo UE/EUA: Vinícolas europeias desapontadas, mas mantêm esperança