Reposição de comunicações e eletricidade nas zonas afetadas em curso

A reposição dos serviços de comunicações fixas e móveis e do fornecimento de eletricidade em zonas afetadas pelos incêndios está em curso, condicionada por algumas dificuldades de acesso e fogos ainda ativos, disseram à Lusa a Anacom e E-Redes.

incêndios portugal

© PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP via Getty Images

Lusa
20/08/2025 15:17 ‧ há 1 hora por Lusa

Economia

Incêndios

"As extensas áreas ardidas têm destruído muitos traçados de cabos de fibra ótica que só podem ser repostos após os trabalhos de rescaldo pelos bombeiros e depois de reunidas as condições de segurança para o acesso dos técnicos dos operadores aos locais", explicou a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), em resposta escrita à Lusa, confirmando que "os incêndios rurais têm, de facto, afetado os serviços de comunicações eletrónicas, nomeadamente os serviços fixos e móveis".

 

A entidade adiantou que tem mantido o contacto com os principais operadores, que "mobilizaram as suas equipas para a reposição célere dos serviços" e estão a fazer "todos os esforços para mitigar os impactos dos incêndios nos serviços de comunicações", estando ainda em curso os trabalhos de reposição dos serviços nas áreas consolidadas.

Segundo a Anacom, inicialmente, a Beira Alta foi a região com maior impacto, sobretudo nos concelhos de Meda (Guarda) e Penedono (Viseu), mas "a principal preocupação agora é a propagação do incêndio nos concelhos da Covilhã e do Fundão (Castelo Branco).

"Têm sido utilizadas estações transportáveis, geradores e ligações via satélite para manter, tanto quanto possível, serviços básicos de voz e dados nas redes móveis", explicou ainda o regulador.

Já a E-Redes esclareceu, também em resposta escrita enviada à Lusa, que "a rede [elétrica] de baixa tensão (BT), danificada pelos incêndios dos últimos dias, tem sido progressivamente reparada, estando os trabalhos de resolução ainda em curso", em estreita articulação com as autoridades, em particular com a Proteção Civil, para garantir que os trabalhos são realizados em segurança.

A baixa tensão é a parte da rede que leva a eletricidade até os consumidores finais, como residências e pequenas empresas.

O operador da rede de distribuição de eletricidade estima que existam ainda algumas avarias por comunicar, "localizadas em aldeias distantes, dispersas nos concelhos onde os fogos estão ainda ativos com mais intensidade".

Quanto à rede de média tensão (MT), que pode afetar a de baixa tensão, registaram-se durante a noite de terça-feira e a madrugada e a manhã de hoje, algumas avarias nas zonas afetadas pelos incêndios, nomeadamente Arganil, Mirandela, Montalegre e Sabugal.

"A resolução dessas ocorrências foi, nalguns casos, condicionada pela dificuldade de acesso por parte das equipas técnicas", apontou a E-Redes, garantindo que "todas as situações foram, entretanto, resolvidas, encontrando-se neste momento a rede de MT a operar com normalidade".

Portugal continental tem sido afetado por múltiplos incêndios rurais de grande dimensão desde julho, sobretudo nas regiões Norte e Centro.

Os fogos provocaram três mortos, incluindo um bombeiro, e vários feridos, alguns com gravidade, e destruíram total ou parcialmente casas de primeira e segunda habitação, bem como explorações agrícolas e pecuárias e área florestal.

Portugal ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, ao abrigo do qual chegaram dois aviões Fire Boss para reforço do combate aos fogos.

Segundo dados oficiais provisórios, até 20 de agosto arderam mais de 222 mil hectares no país, ultrapassando a área ardida em todo o ano de 2024.

Leia Também: Os populares foram os bombeiros em Moimenta: "Começámos a fazer turnos"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas