Sabe quanto tem a receber no âmbito do abono de família ou do subsídio de doença? A Segurança Social disponibilizou novos simuladores que revelam, em específico para cada caso, o valor a receber.
"Estão já disponíveis os primeiros simuladores específicos, com a apresentação de valor estimado de prestação, de acordo com a informação inserida pelo cidadão", adiantou a Segurança Social na newsletter de agosto.
Estas simulações, explica, "com cálculo associado, permitem um conhecimento antecipado dos direitos e a possibilidade de planeamento de situações futuras".
"A simulação pode ser iniciada diretamente na área onde se encontram os simuladores, ou no seguimento de uma simulação geral, que depois encaminha para a simulação específica", prossegue a Segurança Social.
Estes simuladores, considera o organismo, "representam mais um passo na prestação de informação útil e transparente ao cidadão, incrementando a sua confiança na Segurança Social" e adianta ainda que os "próximos simuladores a disponibilizar são o de Parentalidade e o de Desemprego".
Simulador de Abono de Família
"É o simulador que permite ter acesso ao valor provável de prestação a atribuir, no âmbito do Abono de Família para Crianças e Jovens", pode ler-se no site da Segurança Social. Pode aceder aqui.
As prestações consideradas no simulador são as seguintes:
- Abono de Família para Crianças e Jovens
- Bonificação do abono de família para crianças e jovens com Deficiência
- Garantia para a Infância
Simulador de Doença
"É o simulador que permite ter acesso ao valor provável de prestação a atribuir, no âmbito das prestações de doença", é referido pela Segurança Social. Pode aceder aqui.
As prestações consideradas no simulador são as seguintes:
- Subsídio de Doença
- Subsídio para Assistência a Filho
- Subsídio para Assistência a Neto
- Subsídio de Assistência a Filhos com Deficiência, Doença Crónica ou Doença Oncológica
Deve ter em conta que "se reside, trabalha ou trabalhou no estrangeiro, os resultados desta simulação podem não refletir com precisão a sua situação específica".
Além disso, as "prestações apresentadas nos resultados das simulações respeitam à pessoa que está a efetuar a simulação e respetivos dependentes. Para os restantes elementos do agregado familiar saberem as prestações a que podem ter direito, como por exemplo o subsídio de desemprego, devem ser os próprios a simular".
A que apoios e subsídios tem direito? Segurança Social lança simulador
De recordar que a Segurança Social anunciou já o lançamento de um simulador que revela a que apoios sociais ou subsídios pode ter direito. "Trata-se de uma nova ferramenta digital que pretende simplificar o acesso à informação sobre as prestações sociais disponíveis", explica o Instituto da Segurança Social (ISS).
"Com um funcionamento intuitivo, o simulador permite ao cidadão conhecer, de forma simples e rápida, a que prestações sociais pode eventualmente ter direito, com base nos dados introduzidos, não sendo o resultado vinculativo", explica ainda o ISS.
Leia Também: Governo quer rever lei laboral, mas há "longo caminho a percorrer": Qual?