"O CRM também pode ser 'cool'"

Artigo de opinião assinado por Zahra Jivá, diretora de Estratégia Global de Vendas da Pipedrive.

Zahra Jivá, Pipedrive

© Pipedrive

Notícias ao Minuto
10/08/2025 09:11 ‧ há 9 horas por Notícias ao Minuto

Economia

Artigo de opinião

"Num contexto empresarial, existem termos técnicos que raramente despertam interesse ou entusiasmo. Durante bastante tempo, o CRM (Customer Relationship Management) foi considerado uma ferramenta meramente administrativa. No entanto, tem vindo a assumir um papel decisivo no crescimento das empresas.

 

Ao pesquisar o significado de CRM, rapidamente identificamos diversas definições do conceito, mas todas assentam em três pilares: tecnologia, processo e estratégia.

Na prática, torna-se claro que o CRM não se trata apenas de “mais um software” no setor tecnológico. É uma plataforma digital “cool”, na medida em que se revela essencial para qualquer empresa que ambiciona crescer de forma inteligente. Além de centralizar as informações de clientes, organiza os dados de vendas e otimiza tarefas repetitivas.

Quando aplicada de forma correta, esta ferramenta estratégica ajuda as equipas de marketing e vendas a proporcionar uma experiência mais envolvente e centrada no cliente.

Ao mesmo tempo, melhora a produtividade das equipas ao disponibilizar recursos técnicos que simplificam as tarefas administrativas diárias, geralmente exigentes em termos de tempo e recursos.

A evolução de um software monótono para uma ferramenta atrativa

Perante um mercado competitivo, a capacidade de tomar decisões rápidas e informadas tornou-se uma vantagem estratégica para as empresas. Com a ferramenta de CRM, as estratégias de vendas e marketing podem ser potenciadas através do acesso à informação atualizada em tempo real, um fator estratégico para qualquer organização que procura diferenciar-se no mercado.

Além de analisar a informação em profundidade, esta solução tecnológica tem sido fundamental para gerar resultados, otimizar processos complexos e proporcionar uma abordagem eficaz e intuitiva na gestão da relação com os clientes.

Tradicionalmente associado a uma abordagem técnica e operacional, focado principalmente na organização de dados e no acompanhamento das interações comerciais, o CRM evoluiu com a integração da inteligência artificial, tornando-se uma solução mais inteligente e centrada no consumidor.

Além dos avanços tecnológicos, esta evolução alterou profundamente a forma como os utilizadores interagem com estas plataformas. O que torna a plataforma de CRM agradável de utilizar é a sua interface intuitiva, os elementos de gamificação para as equipas de vendas, a automatização que elimina as tarefas repetitivas e os fluxos de trabalho personalizáveis.

Atualmente, uma plataforma de CRM também pode ser “cool”, cativante e essencial para as empresas que desejam crescer, fidelizar clientes e alcançar o sucesso empresarial, pois além de poupar tempo aos vendedores ao eliminar atividades monótonas, também reúne dados de todas as fases do processo de vendas.

Além de oferecer estas caraterísticas interessantes, também inclui análises preditivas que prevêem o comportamento do cliente, pontuação e o enriquecimento automático de leads, painéis de controlo em tempo real com informações visuais, acessibilidade móvel para as equipas e integração com redes sociais e canais de comunicação modernos.

Um dos aspectos mais cativantes e diferenciadores no contexto empresarial é a capacidade de personalizar e oferecer uma experiência de compra agradável ao cliente. As empresas que reconhecem esta realidade posicionam-se um passo à frente no setor tecnológico.

Uma plataforma de CRM bem implementada permite uma recolha e gestão da informação mais eficiente dos consumidores, facilitando a personalização do serviço e a adaptação estratégica dos produtos às necessidades e preferências de cada cliente. Quando os consumidores se sentem compreendidos e valorizados, tendem a manter-se fiéis à marca, aumentando a probabilidade de escolherem a mesma empresa em futuras oportunidades de negócio. O CRM, quando utilizado de forma eficaz, revela ser uma ferramenta estratégica na retenção de novos clientes, mas também para a fidelização consistente dos mesmos.

Como perceber se o CRM faz match com a sua empresa

Lembro-me perfeitamente da fase em que as empresas em crescimento enfrentavam dificuldades em acompanhar o volume de informação dos clientes e recorriam frequentemente a ferramentas tradicionais como o Excel. Do ponto de vista organizacional, se a partilha de dados entre departamentos se revelar confusa, ou se a colaboração entre diferentes membros da equipa, como comerciais, gestores ou responsáveis pelo atendimento ao cliente, se tornar complexa, é um sinal claro de que precisamos de evoluir tecnologicamente e considerar a utilização de um CRM numa empresa.

A adoção de um CRM pode ser a decisão perfeita. Além de oferecer soluções intuitivas, compatíveis com os sistemas de gestão de informação existentes, pode ser simples de implementar na estrutura organizacional. Se durante bastante tempo o CRM foi considerado apenas como um conceito técnico, está na hora de abrir os olhos e começar a utilizá-lo como um aliado estratégico na transformação do negócio e na forma como a minha equipa trabalha.

Afinal, quem disse que o trabalho administrativo de vendas e marketing não pode ser irresistível, simples e vantajoso?"

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas