Entrega da declaração mensal do IVA de maio alargada até 22 de julho

O Governo decidiu hoje alargar o prazo para as empresas entregarem a declaração mensal de IVA de maio até 22 de julho, por causa de problemas nos programas de contabilidade.

Euro, notas

© Luis Boza/NurPhoto via Getty Images

Lusa
18/07/2025 21:54 ‧ há 3 dias por Lusa

Economia

IVA

Num despacho assinado hoje pela secretária de Estado dos Assuntos Fiscais, Cláudia Reis Duarte, o executivo dá mais dois dias para a entrega da declaração, cujo prazo regular terminaria a 20 de julho, domingo.

 

Com esta prorrogação, os contribuintes ganham mais dois dias para submeterem a declaração, podendo fazê-lo "sem quaisquer acréscimos ou penalidades", segundo se prevê no despacho.

O Governo decidiu adiar o prazo porque "diversos" técnicos oficiais de contas, "alguns agentes económicos" e a Ordem dos Contabilistas relataram a "existência de constrangimentos no funcionamento de infraestruturas e programas de 'software' de contabilidade que condicionaram de forma generalizada a submissão destas declarações", refere a secretária de Estado.

Embora os problemas não sejam "imputáveis a dificuldades de acesso ao Portal das Finanças ou ao funcionamento dos sistemas da Autoridade Tributária e Aduaneira", a "recente implementação do sistema de autenticação reforçada com duplo fator exigiu algumas adaptações a programas informáticos de contabilidade que podem indiretamente ter contribuído para acentuar os referidos constrangimentos", lê-se no despacho.

A prorrogação "aplica-se exclusivamente à obrigação de entrega da declaração periódica do IVA mensal, não abrangendo o respetivo pagamento, que deverá ser efetuado nos termos legalmente previstos", refere-se a secretária de Estado.

A entrega do valor à Autoridade Tributária e Aduaneira continua, assim, até ao dia 25 de julho.

A declaração mensal é obrigatória para as empresas que têm um volume de negócios igual ou superior a 650.000 euros por ano.

Leia Também: OE2026? Zero quer passe nacional e aumento do IVA em voos domésticos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas