Mikel Arteta aproveitou, esta sexta-feira, a habitual conferência de imprensa de antevisão ao encontro da segunda jornada da Premier League, perante o Leeds United, para sair em defesa de Viktor Gyokeres, que foi, nos últimos dias, alvo de duras críticas, fruto da exibição assinada na estreia ao serviço do Arsenal, que culminou num triunfo sobre o Manchester United, em pleno Old Trafford, por 0-1.
"Penso que vamos ficar extremamente felizes quando ele começar a colocar a bola no fundo das redes muito, muito frequentemente, que é a sua maior qualidade. Por isso, eu e a equipa temos uma grande responsabilidade, que passa por ajudá-lo e percebê-lo, para que seja mais eficiente", começou por afirmar.
"O primeiro jogo foi verdadeiramente exigente, e vamos seguir daqui em diante, mas gostei daquilo que vi, num período muito curto de tempo, porque tivemos de gerir várias sessões de treino com base nisso", acrescentou o treinador dos gunners, em declarações reproduzidas pelo jornal britânico Mirror.
Questionado quanto ao facto de ter optado por substituir o avançado (contratado, este verão, ao Sporting, a troco de uma verba na ordem dos 65 milhões de euros, que pode vir a superar a barreira dos 76 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos) por Kai Havertz, à passagem dos 60 minutos do reencontro com o técnico português Ruben Amorim, o espanhol recordou a maneira como "o jogo se desenvolvou".
"Cada jogo traz diferentes desafios e oportunidades. Penso que o jogo foi muito exigente, do ponto de vista físico, e tornou-se muito, muito aberto, por diferentes razões. E decidimos que, naquele momento, ele já tinha feito o suficiente. Além disso, tínhamos o Kai no banco, e entrou para mudar o jogo. Mas ele está preparado para jogar, uma vez mais. Está muito, muito entusiasmado. Treinou muito bem, esta semana. Tem mais uma semana de trabalho, e parece estar numa situação muito boa", completou.
Kai Havertz vira 'dor de cabeça'
Se dúvidas restassem quanto ao facto de o internacional sueco vir a manter-se no onze titular do Arsenal, na partida agendada para as 17h30 (hora de Portugal Continental) deste sábado, no Emirates Stadium, estas ficaram totalmente dissipadas quando o clube tornou pública a lesão contraída pelo principal concorrente para a posição, Kai Havertz.
Ainda assim, Mikel Arteta recusou 'abrir o livro' quanto ao período ao longo do qual o alemão irá manter-se arredado dos relvados: "Infelizmente, ele sofreu uma lesão, e ainda não sabemos, verdadeiramente, qual é a gravidade. Penso que precisamos de um pouco mais de tempo e de mais alguns exames, e, depois, disso, teremos uma maior clareza quanto aos próximos passos a dar".
"Prefiro não falar dos pormenores específicos, mas ele não está apto. Tal como já disse, precisamos de explorar essa questão um pouco mais, e, depois, decidir que caminho iremos seguir. O cenário negativo é que não vai poder jogar, amanhã. Eu adoraria poder tê-lo fresco e disponível, para que acrescentasse o que acrescenta à equipa. Infelizmente, isso não vai ser possível", rematou.
Leia Também: Eis a razão pela qual o Napoli não comprou Gyokeres: "Fiz uma promessa…"