Renato Sanches chegou, esta sexta-feira, a Atenas para concluir a sua transferência para o Panathinaikos, orientado por Rui Vitória.
O médio internacional português, de 28 anos, é reforço da equipa grega oriundo do PSG, que cede o jogador a título de empréstimo.
"Estou muito feliz por estar aqui. Há muitas razões pelas quais vim, sei que o Panathinaikos é uma grande equipa", começou por dizer o campeão europeu por Portugal, em 2016, destacando o papel de Rui Vitória na sua decisão final:
"O treinador do Panathinaikos foi o meu primeiro treinador, por isso estou muito feliz. O Panathinaikos é uma equipa muito grande. Eu queria vir para cá para ajudá-los a ganhar títulos. Espero poder ajudar para que possamos comemorar."
️ «Υπάρχουν πολλά πράγματα που με έφεραν εδώ. Ο Βιτόρια ήταν ο πρώτος μου προπονητής όταν έγινα επαγγελματίας!»
— Athletiko (@athletiko_gr) August 22, 2025
Χαρούμενος για την νέα πρόκληση στην καριέρα του παρουσιάστηκε ο Ρενάτο Σάντσες στις πρώτες του δηλώσεις!#panathinaikosfc pic.twitter.com/jcfq3PnMDX
Recorde-se que a época 2015/16 marcou a estreia de Renato Sanches na equipa principal do Benfica, liderada então por Rui Vitória. Em apenas seis meses, o médio sagrou-se campeão nacional pelos encarnados, merecendo a chamada ao Campeonato da Europa de 2016. Saiu do torneio com o troféu de campeão e ainda foi eleito o melhor jovem da competição.
Nesse verão, o Bayern Munique desembolsou cerca de 35 milhões de euros nos cofres do clube da Luz. A experiência na Alemanha não foi feliz. Apesar das quatro Bundesliga no currículo, o jogador não conseguiu superar a elevada concorrência, tendo passado por um empréstimo sem sucesso no Swansea, da Premier League.
Seguiu-se nova aventura no estrangeiro, desta feita em França, ao serviço do Lille. Aqui apareceu a melhor versão de Renato Sanches, considerado um dos melhores médios do campeonato em 2020/21, que terminou com o Lille como campeão francês, colocando um ponto final na hegemonia do PSG.
Com Luís Campos na função de conselheiro, os parisienses optaram pela contratação de Renato Sanches no verão de 2022. Numa equipa recheada de estrelas, com Neymar, Mbappé e Lionel Messi à cabeça, o jogador voltou a ter dificuldades para se impor num clube de grande dimensão.
As lesões assolaram o atleta, que foi emprestado no ano seguinte aos italianos da AS Roma, orientada então por José Mourinho. Foram apenas 12 jogos realizados e o regresso ao PSG tinha dias contados.
Na época passada, o Benfica recrutou o seu antigo pupilo, com o presidente Rui Costa apostado em adquirir o jogador a título definitivo. Tal não aconteceu, pois Renato Sanches fez apenas 21 jogos, com pouca utilização na I Liga.
O último jogo de águia ao peito foi na fase de grupos do Mundial de Clubes, curiosamente contra o Bayern Munique. O camisola 85 esteve em plano de evidência na histórica vitória (1-0) da formação lisboeta.
Sem espaço no PSG, atual campeão da Liga dos Campeões, Renato Sanches vai para o terceiro empréstimo consecutivo. O Panathinaikos é mais um destino na carreira de um jogador, que prometeu tanto quando apareceu.
Leia Também: EM DIRETO: Siga os rumores e os negócios do mercado de transferências