O Benfica volta a entrar em campo na noite deste sábado ao receber, no Estádio da Luz, o Tondela, em jogo a contar para a terceira jornada do campeonato português.
A meio do playoff de acesso à fase de liga única da Liga dos Campeões, em que defronta o Fenerbahçe (0-0 na primeira mão na Turquia), o Benfica, que tem um jogo a menos do que os adversários, recebe o clube beirão, uma das equipas ainda sem pontos e sem golos no arranque do campeonato.
Na estreia na I Liga no passado fim de semana, no Estádio José Gomes, na Reboleira, frente ao Estrela da Amadora, os comandados de Bruno Lage sentiram algumas dificuldades para vencer por 1-0.
Por esta altura, os encarnados já levam cinco jogos disputados em 21 dias, com a Supertaça Cândido de Oliveira (1-0), ganha ao Sporting, e três encontros das rondas preliminares da Liga dos Campeões.
Dado este elevado número de jogos em tão curto espaço de tempo, e o pouco tempo de descanso entre as partidas ante Tondela e Fenerbahçe, Bruno Lage poderá fazer algumas alterações no onze para o encontro no Estádio da Luz.
De resto, o histórico recente do Tondela nos encontros em casa do Benfica não é o mais favorável. Em sete jogos na Luz, os beirões venceram em apenas uma ocasião no ano de 2018. Somaram ainda um empate sem golos em 2020.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h30 horas (horário de Portugal Continental), com arbitragem liderada por Anzhony Rodrigues, da AF Madeira, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Bruno Lage:
Rodar a equipa frente ao Tondela? "Espero apresentar o onze em melhores condições. Aproveito para agradecer publicamente ao Besiktas porque deu-nos a possibilidade de treinarmos no centro de treinos. É uma corrida contra o tempo e fomos muito bem recebidos. Temos de perceber como os jogadores vão recuperar e amanhã decidir o melhor onze para vencermos o jogo."
O que a equipa precisa de melhorar? "A equipa tem de continuar a trabalhar. Olhar para as coisas que tem feito de forma boa e dar continuidade. Estamos em agosto, com cinco ou seis semanas de trabalho, e temos de dar muito mais para atingirmos os objetivos. Sinto a equipa muito focada para dar projeção a esta época. Há jogadores que só há dois ou três dias tiveram a sua própria casa, andavam a dormir em hotéis. Sabemos muito bem qual é a exigência dos nossos adeptos".
Faltam golos e soluções? "O Pavlidis disse algo que tínhamos de comentado logo a seguir ao jogo. Ser mais agressivo no último terço. Nós iniciámos o jogo muito bem, com aquela oportunidade do Ríos, e é nesse sentido que ele faz esse comentário [da "falta de criatividade"]. Lembram-se da última época que o Benfica conseguiu com cinco vitórias e zero golos sofridos? É a primeira vez, por isso não se lembram. Este grupo de jogadores está a fazer isto sem férias e sem pré-época. Este grupo tem cinco vitórias e venceu a Supertaça."
Ivo Vieira:
Adversário: "É um desafio num palco difícil, sabemos da dificuldade que vamos encontrar em jogo, mas não vamos, nem pouco mais ou menos, desviar-nos daquilo que é o nosso intuito, a nossa identidade e aquilo que a equipa tem por princípio, de discutir o resultado e acreditar que podemos fazer um resultado bom."
Sem nada a perder: "Vamos tentar discutir o jogo, ser eficazes naquilo que é o último terço, à procura da baliza do adversário e procurar também ter esse momento de sucesso. A equipa tem trabalhado em prol disso e não tem acontecido."
Poderio do Benfica: "Seguir o nosso alinhamento e o que são os objetivos em que nós acreditamos, tentar atacar o máximo possível, nunca nos encolher ou dar a iniciativa do jogo ao adversário, por nossa vontade, mas sim por mérito que o adversário possa ter."
Últimos resultados
Benfica: V-V-V-V-E
Tondela: E-V-V-D-D
Últimos onzes
Benfica: Anatoliy Trubin, Amar Dedic, Nicolás Otamendi, António Silva, Samuel Dahl, Fredrik Aursnes, Richard Ríos, Florentino Luís, Enzo Barrenechea, Vangelis Pavlidis e Kerem Akturkoglu.
Tondela: Bernardo Fontes, Tiago Manso, Christian Marques, João Afonso, Nor Maviram, Xabi Huarte, Cícero Alves, Yarlen, Joe Hodge, Ouattara Moudjatovic e Miro.
Ausências
Benfica: Alexander Bah, Bruma e Manu Silva (lesionados).
Tondela: Cícero Alves e Sithole (lesionados).
Leia Também: Vieira sem resposta e a situação de Akturkoglu. Tudo o que disse Lage