Nacional e Sporting jogam, este sábado, o segundo jogo da terceira jornada da I Liga, com o encontro a realizar-se no Estádio da Madeira. Os leões vão à procura da terceira vitória consecutiva e ganhar assim moral para o Clássico com o FC Porto, na ronda seguinte.
Até ao momento, a turma verde e branca não tem dado hipóteses nos jogos realizados, somando um total de oito golos marcados e nenhum sofrido.
Na última jornada, frente ao Arouca, o avançado colombiano Luis Suárez apontou os primeiros dois golos de leão ao peito, confirmando o estatuto de reforço para 2025/26, na ausência de Viktor Gyokeres.
Já a formação insular chega a esta partida com o desejo de conquistar a primeira vitória na presente edição da I Liga. No último jogo, o empate (1-1) conseguido no terreno do Rio Ave foi conseguido com dez elementos em campo, demonstrando a resiliência do conjunto de Tiago Margarido.
No entanto, o Nacional não guarda boas memórias dos jogos com os bicampeões nacionais. Na época passada, nota para a goleada (1-6) sofrida, em casa. A última vitória caseira dos nacionalistas, para o campeonato, foi em 2010/11, por 1-0, com golo de Mateus.
O jogo tem apito inicial agendado para as 18 horas (horário de Portugal Continental), com arbitragem liderada por Bruno José Costa, da AF Viana do Castelo, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Tiago Margarido
Elogios ao Sporting: "Vamos defrontar o bicampeão nacional, que atravessa um excelente momento, o que nos coloca um desafio enorme pela frente. Porém, temos como génese, neste grupo, encarar os desafios. Gostamos de ser desafiados e, como tal, estamos muito motivados."
Dificuldade de contrariar o processo ofensivo dos leões: "Isso faz com que os adversários não consigam prever tão bem a forma como devem defender, devido à plasticidade tática que apresentam."
Evolução no conjunto insular: Em função daquilo que foi o nosso primeiro jogo, apresentamos melhorias no segundo. O jogo em Vila do Conde foi interessante e próximo do que pretendemos, enquanto equipa técnica. Mas ainda estamos num processo de reconstrução, o que demora o seu tempo."
Rui Borges
O que esperar do Nacional: "Está à procura do seu melhor momento, que é normal, com jogadores novos, e que vai estar super motivada para defrontar o Sporting, que é campeão, mas acredito que estaremos preparados para as exigências do jogo."
Ioannidis serve para prevenir saída de Harder: "Quem chegar e bater as cláusulas e os jogadores quiserem ir, o que é que nós podemos fazer? Nada. É um pouco nesse prisma. Temos de estar sempre preparados e antecipar as coisas."
Esperanças por Diomande e Maxi Araújo: "É um contrarrelógio. Estamos a tentar ao máximo tê-los para as próximas jornadas. Não posso dizer o que poderá ser o próximo jogo."
Últimos resultados
Nacional: D-D-D-D-E
Sporting: V-V-D-V-V
Últimos onzes
Nacional: Lucas França, João Aurélio, Zé Vitor, Ulisses Wilson, José Gomes, Matheus Dias, Chiheb Labidi, Liziero, Paulinho Bóia, Jesús Ramírez, Witi Quembo
Sporting: Rui Silva, Iván Fresneda, Gonçalo Inácio, Zeno Debast, Ricardo Mangas, Morten Hjulmand, Hidemasa Morita, Geny Catamo, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves, Luis Suárez
Ausências
Nacional: Deivison Souza, Miguel Baeza e Ivanildo Fernandes (lesão), Ulisses (castigado).
Sporting: Diomande, Maxi Araújo, Nuno Santos, Daniel Bragança (lesão), Matheus Reis (castigado), St. Juste (opção técnica).
Leia Também: Tiago Margarido admite dificuldades: "Vamos defrontar o bicampeão..."
Leia Também: "Harder? Por mais que queira, não conseguimos entrar na mente dele..."