Sortes distintas em mais dois jogos da primeira jornada da II Liga. Se, por um lado, o FC Porto B empatou sem golos na receção ao Feirense, o Académico de Viseu, por seu turno, perdeu na viagem deste domingo até ao terreno da União de Leiria (2-3).
Comecemos por aquilo que se passou no Estádio Luís Filipe Menezes, localizado dentro do centro de treinos do FC Porto. A partida contou, como não podia deixar de ser, com um momento de homenagem a Jorge Costa, que morreu na passada terça-feira aos 53 anos.
No que ao jogo diz respeito, destaque para a presença de Tomás Pérez no onze inicial escalado por João Brandão. O jovem médio argentino, de apenas 19 anos, perdeu algum espaço na equipa principal às ordens de Francesco Farioli e acabou por surgir no onze da formação secundária.
O jogo começou entretido, com o FC Porto B ativo, mas com dificuldades a ligar o miolo com o ataque, o que não permitiu criar grande perigo. O Feirense foi-se mostrando confortável ao longo da partida. O árbitro José Carlos Rodrigues foi chamado pelo vídeo árbitro para analisar duas possíveis grandes penalidades, uma na primeira parte e outra na segunda, por faltas dentro da área do Feirense, mas acabou por nada assinalar.
Com apenas um ponto alcançado nesta primeira jornada, FC Porto B e Feirense colocam-se, respetivamente, nas nona e décima posições da tabela classificativa.
Jorge Costa não foi esquecido em Leiria
Mais a sul, o Estádio Municipal de Leiria recebeu um duelo entre a formação da casa e o Académico de Viseu, com a equipa que viajou desde a Beira Alta a deixar escapar a vantagem à beira do fim. O primeiro golo na cidade do Lis surgiu aos 35 minutos.
Na sequência de um pontapé de canto, o brasileiro André Clóvis saltou mais alto do que toda a gente e marcou de cabeça o primeiro da formação orientada por Sérgio Vieira. No momento do festejo, o dianteiro não esqueceu Jorge Costa, que orientou a formação de Viseu em 2022/23 e com quem o avançado se cruzou.
A União de Leiria respondeu também através de um pontapé de canto. Após a assistência de Juan Munoz, Rofino cabeceou como mandam as regras e, com um tiro de cima para baixo, igualou a contenda à passagem do minuto 42.
Mas o Académico de Viseu voltou a saltar para a frente do marcador no arranque da etapa complementar. Servido na velocidade por Simão Silva, André Clóvis apareceu no meio dos centrais da União de Leiria e bisou no encontro em cima do minuto 51.
A reta final ficou marcada por uma 'loucura' em Leiria e uma remontada para a equipa da casa. Ao minuto 81, Bernardo Gomes empatou a partida (2-2), antes de Muñoz brilhar com um golo de levantar o estádio e entregar os três pontos aos leirienses.
Contas feitas, a União de Leiria sobe ao segundo lugar com três pontos. O Académico de Viseu coloca-se na décima terceira posição com zero pontos.
Leia Também: André Clóvis marca em Leiria e dedica golo a Jorge Costa