Ter Stegen assina o papel da discórdia e é 'perdoado' pelo Barcelona

Clube catalão informa, em forma de comunicado, que o internacional alemão autorizou a transmissão dos dados relativos à mais recente lesão à Comissão Médica de La Liga, pelo que já não se encontra sob alçada disciplinar.

BARCELONA, SPAIN - OCTOBER 28: Marc-Andre ter Stegen of FC Barcelona looks on during the LaLiga EA Sports match between FC Barcelona and Real Madrid CF at Estadi Olimpic Lluis Companys on October 28, 2023 in Barcelona, Spain. (Photo by Alex Caparros/Getty

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
09/08/2025 08:15 ‧ há 5 dias por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

La Liga

A 'zanga' durou pouco mais de... 24 horas. Ao final da noite desta sexta-feira, o Barcelona anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais, que Marc-André ter Stegen já não se encontra sob alçada disciplinar, na sequência de um afastamento entre ambas as partes.

 

"O Barcelona informa que o jogador Marc-André ter Stegen assinou a autorização para que os serviços médicos do clube tramitem em La Liga o relatório médico preceptivo com origem na sua intervenção cirúrgica. Dá-se por encerrado o processo disciplinar, e o jogador recupera a capitania da equipa principal, com efeito imediato", pode ler-se.

Tudo começou, recorde-se, quando o internacional alemão recusou assinar um papel autorizando o clube a transmitir os dados relativos à mais recente lesão (que pode mesmo vir a arredá-lo dos relvados até ao final do presente ano civil de 2025) à Comissão Médica de La Liga.

O objetivo da direção liderada por Joan Laporta passava por ativar, desta maneira, uma cláusula no regulamento do organismo, que prevê que o ordenado de um jogador que esteja impedido de jogar por mais de cinco meses seja 'cortado' em 80% dos cálculos do fair-play financeiro.

Desta maneira seria possível à estrutura blaugrana conseguir, de uma vez por todas, formalizar a inscrição de Joan García, atleta adquirido ao Espanyol, a troco de 25 milhões de euros, com o objetivo, precisamente, de 'compor' a baliza. 

A 'nega' do guarda-redes custou-lhe a braçadeira de capitão (que foi, temporariamente, transferida para o segundo jogador desta hierarquia, o uruguaio Ronald Araújo), mas este acabou por recuar, recuperando, assim, a mesma.

A versão de Ter Stegen

Este desenvolvimento surgiu, de resto, instantes depois de o próprio Marc-André ter Stegen ter recorrido às redes sociais, para apresentar a sua versão dos factos, lamentando a "especulação infundada" em torno dos motivos que o levaram a não assinar o dito documento.

"Os últimos meses têm sido difíceis para mim, tanto física como pessoalmente. A minha prioridade sempre foi regressar ao campo e ajudar a equipa. A decisão de me submeter à cirurgia foi tomada com profissionais médicos e aprovada pelo clube, com o objetivo de proteger a minha carreira a longo prazo", começou por referir.

"Quero esclarecer que todas as contratações e renovações foram concluídas antes da minha cirurgia. É injusto sugerir que a minha lesão foi usada para registar outros jogadores. Sempre agi com profissionalismo e respeito. Amo profundamente o Barça, esta cidade e os adeptos. O meu compromisso com o clube é absoluto", prosseguiu.

"Estou pronto para colaborar com a direção do clube para resolver esta situação de forma construtiva. Muita coisa pode ter mudado, mas uma coisa nunca mudará: eu amo-vos, culers", completou o 'veterano' de 33 anos de idade.

Resta, agora, saber se este recuo será suficiente para que o guarda-redes natural de Monchengladbach (que tem contrato válido com os culés até junho de 2028, com uma cláusula de rescisão no valor de 500 milhões de euros) 'salve' a posição enquanto peça importante do plantel orientado pelo compatriota Hans-Dieter Flick.

Leia Também: Ter Stegen conta a sua versão da história após a 'bronca' com o Barcelona

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

GD Samora Correia anuncia viagem a Braga para apoiar jogador... do Cluj

Liga Europa

GD Samora Correia anuncia viagem a Braga para apoiar jogador... do Cluj

Liga portuguesa

ClubeJPts
1FC Porto13
2Famalicão13
3Sp. Braga13
4Arouca13
5Gil Vicente13
6Sporting13
7Moreirense13
8Estoril11
9Estrela11
10Benfica00
11Rio Ave00
12Alverca10
13AVS10
14C.D. Nacional10
15Casa Pia10
16Santa Clara10
17Tondela10
18Vitória SC10
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Oliveira "otimista" no regresso ao circuito da sua primeira vitória

Miguel Oliveira

Oliveira "otimista" no regresso ao circuito da sua primeira vitória

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas