Agora, sim, há acordo total para a transferência, definitiva, de Francisco Conceição para a Juventus. O clube italiano já havia chegado a um entendimento com o FC Porto, mas faltava que o internacional português abdicasse de 20% de uma futura venda do seu próprio passe para que o negócio fosse desbloqueado. Essa assinatura chegou ontem à noite, pouco antes da meia-noite, revela o jornal O JOGO.
A SAD do FC Porto recebeu, assim, o documento oficial, com assinatura reconhecida do jogador, no qual o mesmo confirma a intenção de abdicar dos tais 20% que lhe iria garantir um valor de 6,4 milhões de euros de um total de 32 milhões acordados entre os clubes.
André Villas-Boas consegue, assim, resolver um dos casos mais complicados que tinha entre mãos, ao mesmo tempo que Francisco Conceição consegue dar seguimento à vontade de permanecer na Juventus, clube ao qual esteve cedido na última temporada e foi assinando alguns momentos de afirmação, pese embora com alguma irregularidade excecional.
No total das contas, o presidente do FC Porto conseguirá um encaixe total de 42 milhões de euros, uma vez que a Juventus pagou, há cerca de um ano, 10 milhões de euros como taxa de empréstimo.
Horas de intensas negociações
A cláusula de rescisão de Francisco Conceição passaria de 30 para 45 milhões de euros depois de terça-feira, e nesse mesmo dia o clube italiano fez chegar ao FC Porto uma proposta de 30 milhões pagos em quatro prestações.
O presidente do FC Porto queria, porém, o dinheiro a pronto e conseguiu moldar os moldes do negócio, 'obrigando' a Juventus a oferecer mais dois milhões de euros, ao mesmo tempo que conseguiu convencer os responsáveis italianos a pagarem em quatro anos mas em três prestações.
A Juventus aceitou as condições exigidas pelo FC Porto, mas faltava Francisco Conceição abdicar de 20% de uma futura venda do seu passe - algo que ficou acordado quando assinou novamente pelos dragões, após o empréstimo do Ajax. André Villas-Boas estabeleceu, então, um prazo de 24 horas para que o jogador aceitasse essa parte do negócio, algo que aconteceria mesmo em tempo útil.
O que se segue?
Com tudo selado entre FC Porto e Juventus, resta agora que o internacional português de 22 anos chegue a acordo quanto ao novo contrato. Francisco Conceição, porém, deverá querer ser compensado, de alguma forma, pelos 6,4 milhões de euros que abdicou para que a sua transferência para Turim aconteça mesmo.
Verão agitado também dentro de campo
Também dentro de campo, este verão tem sido agitado para Francisco Conceição, que fez parte da seleção nacional que conquistou a Liga das Nações - na meia-final entrou e marcou contra a Alemanha -, e que esteve ainda no Mundial de Clubes ao serviço da Juventus, tendo marcado dois golos em três jogos disputados nos Estados Unidos da América.
No total da temporada 2025/26, o internacional luso contabilizou um saldo de sete golos e quatro assistências em 40 jogos disputados com a camisola da Juve.
Leia Também: Francisco Conceição vai levar FC Porto a ultrapassar barreira milionária