Milhares de adeptos do Besiktas esperaram, este sábado, pela chegada de Orkun Kokçu ao aeroporto de Istambul. O médio, de 24 anos, é o novo reforço do clube a título de empréstimo do Benfica, que incluiu uma opção de compra obrigatória no valor de 25 milhões de euros. Negócio poderá chegar aos 30 milhões de euros mediante a concretização de objetivos.
O jogador não escondeu o sorriso rasgado no momento de comunhão com os adeptos das águias negras, que festejaram em 2021 o último título de campeão nacional, o 16.º da sua história. Nas últimas três temporadas, o Galatasaray tem dominado o campeonato, com três títulos consecutivos, apesar dos enormes esforços do Fenerbahçe, de José Mourinho.
À semelhança do que acontecia nos encarnados, Kokçu irá envergar a camisola 10, reforçando, assim, o seu estatuto no plantel, que conta com os lusos Gedson Fernandes, Rafa Silva e João Mário, todos, curiosamente, ex-Benfica.
Recorde-se que o internacional turco deixou a Luz depois de um conflito com Bruno Lage no Mundial de clubes, na partida frente aos neozelandeses do Auckland City, para a segunda jornada do Grupo C. O jogador não reagiu bem quando foi substituído por Renato Sanches e esteve envolvido numa acesa discussão com o treinador no banco de suplentes.
Nas duas épocas ao serviço dos encarnados, Kokçu, que tinha contrato com o Benfica até 2028, disputou 98 jogos nas diferentes competições, com 19 golos apontados e 22 assistências. O último golo apontado de águia ao peito foi na final da Taça de Portugal, que culminou com a derrota (1-3) do Benfica perante o bicampeão nacional Sporting, no Estádio Nacional.
Leia Também: Braço de ferro continua. Gyokeres falha estágio de pré-época do Sporting