'2720' de Basil da Cunha recebe prémio de melhor curta do Shortcutz Ovar

O filme '2720', do realizador luso-suíço Basil da Cunha, recebeu hoje o prémio de melhor curta-metragem na secção competitiva do Shortcutz Ovar, e foi também a obra eleita pelo público, anunciou o júri da mostra.

cinema

© Shutterstock

Lusa
18/07/2025 22:25 ‧ há 3 dias por Lusa

Cultura

Cinema

A curta-metragem '2720', que no ano passado venceu o prémio de Melhor Filme Europeu no Festival Internacional de Clermont-Ferrand, em França, entre outras distinções, "é uma narrativa realista filmada num bairro que desperta com a notícia de uma rusga policial, cruzando o destino dos três protagonistas da pior forma possível", descreve o programa.

 

Segundo a sinopse da obra, Camila, de 7 anos, parte em busca do irmão desaparecido após uma rusga policial, e Jysone, em liberdade após cumprir uma pena de prisão, percorre o bairro à procura de boleia para o emprego.

O júri do Shortcutz Ovar considerou que Basil da Cunha, em '2720', "filma e revela de forma poética um bairro clandestino, e presta homenagem à Reboleira, na Amadora, identificada através do código postal", que dá título à 'curta'.

O filme de Basil da Cunha recebeu igualmente o prémio do público do Shortcutz Ovar, ao reunir o maior número de votos dos espectadores, durante as oito sessões da mostra, realizadas ao longo do ano passado.

'Corpos Cintilantes', de Inês Teixeira, recebeu o prémio especial do júri da seleção oficial competitiva, 'Rinha', de Rita M. Pestana, venceu a categoria de melhor primeira obra, e 'Sopa Fria', de Marta Monteiro, foi considerada a melhor curta-metragem de animação.

O júri foi constituído pelas cantoras Surma e Laura Rui, o encenador Leandro Ribeiro e a atriz Ana Vilaça.

A entrega dos prémios realizou-se hoje à noite na Escola de Artes e Ofícios, em Ovar, no distrito de Aveiro, e encerrou a 8.ª temporada do Shortcutz Ovar, que contou com uma seleção oficial de 25 curtas-metragens, exibidas ao longo do ano passado, com a presença dos realizadores.

A 9.ª edição, em curso no âmbito da programação Ovar/Cultura, tem as próximas sessões marcadas para os dias 25 de setembro, 30 de outubro e 27 de novembro.

A rede internacional Shortcutz visa apoiar a nova geração de cineastas, através exibição das suas obras e do contacto regular com o público. Em Portugal, a Shortcutz Ovar realiza-se desde 2017, centrada na divulgação da produção portuguesa.

Leia Também: Realizador Pedro Pinho rejeita convite de festival israelita e apela a boicote

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas