Pagar para desbloquear potência do carro? Eis o caso da Volkswagen

E se tivesse de pagar para desbloquear toda a potência do seu automóvel? Isso pode, de facto, estar já a acontecer com dois modelos da Volkswagen, segundo reporta a imprensa britânica.

Volkswagen ID.3, emblema VW

© Krisztian Bocsi/Bloomberg via Getty Images

Notícias ao Minuto
18/08/2025 15:00 ‧ há 1 hora por Notícias ao Minuto

Auto

Volkswagen

Dois modelos da Volkswagen estão a manter parte do seu desempenho por trás de uma 'paywall'. Estão em causa o ID.3 Pro e o Pro S, que não são casos isolados no mercado.

 

De acordo com a publicação britânica Auto Express, os dois modelos têm cerca de 203 cv de potência no configurador, mas podem atingir os 231 cv. No entanto, esse máximo potencial só pode ser desbloqueado mediante o pagamento de uma subscrição no valor mensal de 16,50 libras (pouco mais de 19 euros).

A potência extra não afeta a autonomia nem implica questões legais de registo do automóvel, que já vem de fábrica homologado com a potência máxima disponível.

Num comunicado citado por aquele órgão, a Volkswagen esclareceu: "Se os clientes desejarem ter uma experiência de condução ainda mais desportiva, agora têm a opção de o fazer, dentro da vida do veículo, em vez de se comprometerem desde o início com um preço de aquisição mais alto. O carro está presente com 203 cv no configurador, com a opção muito clara para os clientes".

Não é caso isolado

Há outros carros que surgem com extras opcionais, pagos por subscrição. É o caso do Polestar 2 ao nível do desempenho ou de modelos da BMW que, há alguns anos, foram disponibilizados com a opção (hoje extinta) de fazer subscrição de modo a desbloquear características como os bancos aquecidos.

Também há ofertas similares da Ford nos Estados Unidos da América, com a disponibilização de 135 Nm de binário extra no seu Mustang Mach-E GT ou da Mercedes, que em 2022 criou uma subscrição anual no mesmo país - de modo a ter potência extra nos seus carros elétricos.

Leia Também: Em cinco anos, Volkswagen já vendeu 1,5 milhões de carros elétricos 'ID.'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas