Se usa o Spotify há alguns anos é provável que saiba que é possível saber que músicas e artistas é que os seus amigos estão a ouvir, uma perspetiva que, todavia, não é muito atraente para quem preza pela sua privacidade. Sobretudo no caso de figuras públicas.
Agora, surgiu um site com o nome Panama Playlists que mostra o que ouvem algumas das principais figuras do mundo da política e da tecnologia através do Spotify, com a iniciativa a servir sobretudo para mostrar a fragilidade da política de privacidade do serviço de streaming.
Entre as personalidades públicas incluídas neste site estão não só o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, e o presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Mike Johnson, como ainda o CEO da OpenAI, Sam Altman; o cofundador da Anduril, Palmer Luckey; os fundos do fundo de capital de risco Andreessen Horowitz, Marc Andreessen e Ben Horowitz; o responsável pela divisão de Inteligência Artificial da Meta, Alexandr Wang; o CEO do Instagram, Adam Mosseri; o CEO da Coinbase, Brian Armstrong; o CEO da Salesforce, Marc Benioff; o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi; entre muitos outros.
Graças a este site ficamos a saber que Sam Altman é fã de David Guetta e Missy Elliott, que Palmer Luckey é fã de música pop graças a Lindsay Lohan, Kelly Clarkson e *NSYNC, que Adam Mossei gosta de Leonard Cohen, Otis Redding e Leon Bridges e também que Dara Khosrowshahi é um apreciador de hip-hop dado que ouve Big Season e 50 Cent.
Sublinhar que estas informações não foram obtidas por uma qualquer fuga de informação, com o responsável a indicar que todos estes dados foram obtidos legalmente e estão disponíveis de forma pública.
“Encontrei as contas reais do Spotify de celebridades, políticos e jornalistas. Muitos usam os seus nomes reais. Com alguma investigação, posso dizer com quase toda a certeza: sim, são eles”, pode ler-se na descrição do Panama Playlists - um nome que surge como uma referência à partilha em massa de documentos que aconteceu em 2016, os Panama Papers. “Andamos a vasculhar as contas deles desde o verão de 2024. Playlists, transmissões em direto, tudo. Sei que músicas tocaram, quando e quantas vezes”.
Posto isto, se está preocupado que pessoas próximas saibam que músicas está a ouvir, talvez queira ir até às definições do seu perfil no Spotify e desativar não só a partilha de atividade como também não mostrar os artistas reproduzidos recentemente no perfil público.
Leia Também: Spotify tem quase 700 milhões de utilizadores, mas volta a ter prejuízos