"A plataforma, FACT, reunirá uma comunidade multidisciplinar para detetar e analisar campanhas de manipulação e desinformação, em especial a desinformação russa", contribuindo para garantir a integridade eleitoral do próximo período na Moldávia, refere a informação disponível no comunicado.
O lançamento desta nova plataforma eleva para 15 o número total de plataformas na rede EDMO, com cobertura de toda a União Europeia (UE).
Além disso, todos os polos foram selecionados após um convite à apresentação de propostas e irão beneficiar cerca de 8,8 milhões de euros de apoio financeiro do programa Europa Digital durante um período de 30 a 36 meses.
"O EDMO e os seus polos regionais são independentes de qualquer autoridade pública nacional ou da UE e incluem organizações que respeitam os mais elevados padrões de integridade profissional, conduta ética e independência", lê-se no comunicado.
O observatório e os polos que o constituem reúnem esforços para obter informações sobre o espaço de informação na UE, pretendendo reforçar a resiliência da sociedade contra a manipulação e a desinformação.
Leia Também: Desinformação sobre UE representa 40% das notícias nos últimos dez meses