A Apple é uma das gigantes tecnológicas que se encontra a desenvolver ativamente tecnologia de Inteligência Artificial e, de acordo com o site The Information, a ‘Empresa da Maçã’ considerou no passado a hipótese de criar uma divisão dedicada a serviços de ‘cloud’.
Como conta a publicação, esta divisão funcionaria de forma muito semelhante ao que encontramos hoje em dia na Amazon Web Services, na Microsoft Azure ou na Cloud Platform da Google. Alegadamente, os executivos consideraram esta hipótese devido aos benefícios de desempenho e de custos no que diz respeito a fluxos de trabalho intensivos em Inteligência Artificial.
Neste momento não se sabe se a Apple ainda está a considerar a criação desta divisão, a qual também ajudaria a tecnológica de Cupertino a estreitar laços com clientes empresariais e diversificar a origem da sua receita.
Serve sublinhar que, nos últimos cinco anos, a Apple tem procurado reforçar a sua oferta de serviços para clientes particulares e, desta forma, não é de todo impossível que volte a explorar esta hipótese no futuro.
No entanto, a Apple também tem tido dificuldades no desenvolvimento de Inteligência Artificial - algo que fica bem patente nos atrasos com o lançamento da nova versão da Siri. Esta nova geração da assistente digital está, neste momento, prevista para 2026 e a Apple até já foi obrigada a fazer mudanças na liderança da equipa responsável pelo desenvolvimento deste projeto.
Leia Também: Apple prepara grande evolução para a bateria do iPhone 17 Pro Max