O CEO da Anthropic, Dario Amodei, afirmou durante o primeiro evento da empresa dedicado a developers que os modelos de Inteligência Artificial (IA) de hoje em dia alucinam menos do que os seres humanos.
Sublinhar que o significado de uma IA ‘alucinar’ quer dizer que a IA está a inventar um facto e a apresentá-lo como se fosse verdadeiro, a fazer citações que não existem ou até a estabelecer um raciocínio incoerente.
“Depende como o medes, mas suspeito que os modelos de IA provavelmente alucinam menos do que humanos, mas alucinam de formas mais surpreendentes”, afirmou o líder da empresa responsável pela IA de nome Claude.
Como conta o site TechCrunch, Amodei explicou que as alucinações verificadas em modelos de IA não são uma limitação decorrente do objetivo da empresa de criar uma IA com um nível de inteligência igual ou superior ao de um ser humano. Pelo contrário, Amodei mostrou-se otimista em relação ao futuro da tecnologia.
“Toda à gente está à procura de bloqueios em relação ao que a IA é capaz de fazer. Não estão em lado nenhum. Isso não existe”, declarou Amodei.
Leia Também: Jony Ive liderou criação do iPhone e junta-se agora à OpenAI