Gouveia e Melo afunda: "Quase empate técnico" com Marques Mendes e Seguro

Apesar de continuar a ser o favorito dos portugueses nas eleições presidenciais, Gouveia e Melo 'afundou' nas intenções de voto, estando "quase em empate técnico" com Marques Mendes e Seguro. Numa eventual segunda volta, também há vários cenários de empate técnico.

Henrique Gouveia e Melo,

© PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP via Getty Images

Daniela Filipe
21/07/2025 23:48 ‧ ontem por Daniela Filipe

Política

Presidenciais

Ainda que continue a liderar as intenções de voto dos portugueses nas eleições presidenciais de 2026, o almirante Henrique Gouveia e Melo surge num "quase empate técnico" com Luís Marques Mendes e António José Seguro no mais recente barómetro da Intercampus para o Correio da Manhã, CMTV e Jornal de Negócios.

 

De facto, o antigo chefe do Estado-Maior da Armada afundou 6,7 pontos percentuais face à sondagem de junho, na qual reunia 27,3% das intenções de voto. Já em julho, 20,6% dos portugueses inquiridos admitiram votar em Henrique Gouveia e Melo. Saliente-se que, em março, o almirante era o favorito da população, com 35,6% das intenções de voto.

Luís Marques Mendes também caiu de junho para julho, registando-se menos 1,3 pontos percentuais nas intenções de voto. Se em junho era a escolha de 18,5% dos portugueses, este mês apenas 17,2% apostaria no social-democrata.

António José Seguro, por seu turno, disparou de 11%, em junho, para 16,5%, o que representa um salto de 5,5 pontos percentuais. O Negócios sublinhou, inclusive, que o socialista foi quem mais subiu nas intenções de voto em julho, após ter registado menos de 5% quando anunciou entrar na corrida a Belém.

Uma vez que a margem de erro desta sondagem é de 4%, os três candidatos estão a uma décima de um empate técnico. Trata-se do cenário mais renhido desde que são elaborados estudos quanto às intenções de voto para as eleições presidenciais.

Sondagem aponta que Gouveia e Melo é o favorito para as Presidenciais

Sondagem aponta que Gouveia e Melo é o favorito para as Presidenciais

O candidato Luís Marques Mendes ocupa o segundo lugar em dois cenários apresentados na sondagem, realizada entre 23 e 26 de fevereiro.

Notícias ao Minuto | 22:50 - 12/03/2025

André Ventura surge em quarto lugar, com 10,6% das intenções de voto, o que se traduz numa subida de 2,2 pontos percentuais face a junho, mês em que era a escolha de 8,4% dos inquiridos. Recorde-se que o líder do Chega equacionou ser candidato presidencial, mas admitiu, também, recuar, tendo em conta os resultados do partido nas eleições legislativas antecipadas.

Apesar de ainda não se ter manifestado, António Sampaio da Nóvoa colhe em julho 4,1% das intenções de voto, mais 0,5 pontos percentuais face ao registado no mês anterior.

Já o comunista António Filipe estreia-se nas sondagens com 3,8% das intenções de voto, enquanto a coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, é a escolha de 3,6% dos portugueses. Contudo, até ao momento, a bloquista não manifestou vontade de se juntar à corrida.

A percentagem de indecisos também diminuiu, tendo passado de 23,2% para 16,8%, em julho.

E em caso de segunda volta?

Há vários cenários de empate técnico numa eventual segunda volta. Num frente a frente entre Gouveia e Melo e Marques Mendes, o almirante reúne 40,4% dos votos, ao passo que o social-democrata amealha 39,6%. Já contra Seguro, o antigo chefe do Estado-Maior da Armada consegue 41,6% dos votos, enquanto o socialista arrecada 38,1%.

Só não há empate técnico numa segunda volta com André Ventura. Nesse caso, Gouveia e Melo domina com 63,4% dos votos, e o líder do Chega fica resumido a 19,1%.

Num combate entre Marques Mendes e Seguro há, também, empate técnico: o social democrata tem 39,6% das intenções de voto, enquanto o socialista é a escolha de 38% dos portugueses.

Esta sondagem da Intercampus contemplou 606 entrevistas telefónicas, recolhidas entre 11 e 18 de julho. A taxa de resposta foi de 58,9%, havendo uma margem de erro de 4%, num intervalo de confiança de 95%.

Leia Também: Cotrim tem "todas as características" para ser candidato às presidenciais

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas