Cinco homens e uma mulher com idades entre os 27 e os 46 anos foram identificados por serem suspeitos de contrafação, no âmbito de uma ação de prevenção levada a cabo entre os dias 17 e 21 de agosto, na freguesia lisboeta de Santa Maria Maior. No total, a Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu artigos cujo valor ascendia aos 45 mil euros.
As autoridades apreenderam 3.298 bonecos de peluche, que equivaliam a 42.874 euros, assim como 53 camisolas de clubes futebol, num total de 1.325 euros, de acordo com um comunicado endereçado este sábado às redações.
A missiva deu ainda conta de que foi também possível apreender 17 pares de óculos de sol, no valor de 340 euros, além de 32 cigarros eletrónicos, que correspondiam a 480 euros.
"Todos estes artigos eram alusivos a diversas marcas de desporto e de luxo, estando assim perante a violação ao código da propriedade industrial aprovado pelo DL n.º 110/2018 de 10 de Dezembro, transpondo as Diretivas 2015/2436 e 2016/43 da União Europeia", realçou aquela força de segurança.
A PSP recordou que, apesar de estes artigos serem atrativos, "atendendo aos preços praticados", são "produtos contrafeitos sem qualquer qualidade".
"Relativamente à venda ambulante, reforça-se para que não sejam adquiridos este tipo de produtos, pela sua falta de qualidade, e para que o fenómeno da contrafação seja combatido", apelou.
Esta foi uma ação do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 1.ª Divisão Policial.
Leia Também: GNR apreende 65 artigos em feira de Ílhavo. Quatro pessoas identificadas