A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) expressou hoje "profundo pesar" pela morte de Daniel Esteves, operacional da Afocelca (uma empresa de proteção florestal), num comunicado enviado às redações.
O homem encontrava-se internado no Hospital de São João, no Porto, desde o dia 19 de agosto, devido a ferimentos graves que sofreu no combate às chamas no incêndio do Sabugal.
A vítima, que tinha queimaduras em 75% do corpo, não resistiu aos ferimentos e morreu esta madrugada.
"O Daniel integrava o dispositivo da Afocelca no dispositivo especial de combate a incêndios rurais (DECIR/2025) e, tal como tantos outros operacionais, cumpriu a sua missão com coragem, abnegação e elevado sentido de dever", continua a nota.
A autoridade envia ainda "as mais sentidas condolências à família, amigos, colegas e à AFOCELCA neste momento de dor e luto".
"Lembramos, com enorme gratidão, a forma generosa, profissional e sempre abnegada com que, todos os dias, milhares de operacionais integram este esforço nacional de defesa da floresta contra os incêndios", conclui o comunicado da ANEPC.
Recorde-se que o operacional foi transferido para o Hospital de São João, no Porto, e mantinha, na quinta-feira, um "estado clínico crítico".
A vítima foi estabilizada no local pelas equipas de emergência e posteriormente transportado, pelo helicóptero do INEM, para o Hospital de São João, no Porto, onde acabou por falecer. É a quarta vítima mortal dos incêndios deste ano.
Presidente da República expressa condolências pela morte de Daniel Esteves
Numa curta nota publicada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa apresentou também os "sentidos pêsames à família de Daniel Esteves, Sapador Florestal da Afocelca, que tragicamente perdeu a vida na sequência do combate direto aos incêndios florestais no concelho do Sabugal".
A própria empresa do falecido também já publicou a nota de pesar, enviando "as mais sinceras condolências à família, colegas e amigos" do trabalhador, indicando que está "disponível para prestar todo o apoio necessário".
A Altri, empresa associada da Afocelca, endereçou "à família, amigos e colegas do Daniel, as mais sinceras condolências", avançando, também em comunicado, que está "disponível para, em conjunto com a Afocelca, prestar todo o apoio que seja necessário".
Leia Também: Marcelo expressa condolências pela morte do sapador Daniel Esteves