O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) divulgou, esta sexta-feira, a previsão do estado do tempo para a próxima semana, entre os dias 26 de maio e 1 de junho, em Portugal continental. Segundo o instituto, a semana "deverá ser seca e muito tempo" com temperaturas com "valores muito elevados", que podem chegar aos 36ºC.
No boletim semanal, o IPMA explicou que "um anticiclone localizado na região dos Açores e em deslocamento para a Península Ibérica irá originar um fluxo que será predominantemente de leste ao longo de toda a semana, originando subidas de temperatura para valores muito elevados, em especial da máxima, e humidades relativas baixas".
Prevê-se "céu, em geral, pouco nublado ou limpo", sem "ocorrência de precipitação". Ainda assim, no fim de semana de 31 de maio e 1 de junho, "há uma probabilidade baixa de ocorrência de aguaceiros fracos".
As temperaturas "deverão estar muito acima dos valores para esta época" e é provável a "ocorrência de uma onda de calor em diversos locais" do interior do país.
O IPMA destaca ainda a região sul, que terá "máximas acima dos 35°C em muitas localidades a partir do dia 28 e a ocorrência de noite tropicais no Sotavento Algarvio entre os dias 29 e 31 de maio".
"De notar também, a possibilidade de ocorrer a meio da semana uma advecção de sueste, transportando uma massa de ar muito quente e seco do norte de África, que a ocorrer poderia resultar em temperaturas na região do Alentejo muito próximas dos 40°C", lê-se no boletim semanal.
As temperaturas máximas deverão "variar entre 23°C e 36°C nas regiões do interior Norte e Centro", enquanto na região sul estarão "entre 28°C e 38°C". Já nas zonas litorais esperam-se máximas entre 20°C e 33°C.
Quanto à temperatura mínima no território continental, esta deverá situar-se entre 10°C e 20°C nas regiões do interior Norte e Centro, entre 11°C e 20°C na região Sul, sendo que nas zonas litorais os valores deverão oscilar entre 13°C e 22°C.
Leia Também: Quase todo o país com risco muito elevado de exposição à radiação UV