Saudades de sol e praia? Então prepare-se, porque é desta que o calor vai apertar. O fim de semana reserva-nos uma subida das temperaturas aliada a dias de céu pouco nublado ou limpo e vento fraco.
Os termómetros começam a subir já hoje, com as máximas a rondar os 30ºC em Faro, Beja, Évora, Setúbal, Santarém e Braga.
Ao Notícias ao Minuto, o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Bruno Café detalha que só no domingo poderá registar-se "uma pequena descida da temperatura no litoral Norte e Centro" mas, de modo geral, as "máximas rondam os 25 a 30 graus na maior parte do território".
Quanto a valores, as temperaturas mínimas vão oscilar entre os 9 graus Celsius (em Bragança) e os 16 (em Faro e Lisboa) e as máximas entre os 22 (em Aveiro) e os 32 (em Beja) durante o fim de semana.
Já as temperaturas da água do mar vão estar mais frescas... Deverão rondar os 16 a 17ºC.
Recorde-se que, durante todo o fim de semana, Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão em risco muito elevado de exposição à radiação UV.
Maio despede-se com sabor a verão
Apesar do fim de semana 'risonho', é nos últimos dias do mês que o calor mais vai apertar.
Segundo Bruno Café, prevê-se nova "subida da temperatura a partir de terça-feira e nos dias seguintes". As máximas deverão, nessa altura, rondar valores entre os 30 e 35 graus em alguns locais do Alentejo Norte e Centro.
Consultando o site do IPMA verifica-se, por exemplo, que os termómetros podem chegar aos 36ºC em Lisboa nos dias 29 e 30, aos 34ºC em Faro e Portalegre e podem mesmo chegar aos 39ºC em Beja no dia 29.
O cenário deverá manter-se, pelo menos, até ao final do mês, com possibilidade de "noites tropicais", já que as mínimas também deverão oscilar entre os 15 e os 20ºC em várias regiões do continente.
Leia Também: Verão chega num mês, mas e calor? Eis o que esperar até meados de junho