Zelensky reuniu-se com primeiro-ministro canadiano

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, encontrou-se pela primeira vez como o primeiro-ministro canadiano, Mark Carney, anunciou o próprio, sem no entanto precisar onde decorreu o "bom" encontro.

Notícia

© Lusa

Lusa
17/05/2025 20:23 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

Ucrânia

"Estou grato pelo apoio do Canadá --- valorizamos muito ter o Canadá como um verdadeiro amigo da Ucrânia. Discutimos o que é necessário para nos aproximarmos de uma paz duradoura", lê-se numa mensagem partilhada pelas 19:45 de hoje na conta oficial de Zelensky na rede social X, antigo Twitter.

 

O presidente ucraniano defende que "a prioridade principal é pressionar a Rússia de forma a forçar medidas concretas para pôr fim à guerra" e revela que falou com Mark Carney, "em detalhe, sobre que sanções podem ser eficazes --- incluindo sanções secundárias, medidas relacionadas com a energia e sanções contra a frota paralela russa".

"Também discutimos a cooperação em matéria de defesa e o desenvolvimento da 'Coligação dos Dispostos' [que inclui os países que prometeram apoio reforçado à Ucrânia contra a agressão russa]", lê-se ainda na publicação.

O texto, no qual Zelensky se mostra "agradecido pelo convite para participar na próxima reunião do G7", é acompanhado por fotografias que comprovam o encontro com o primeiro-ministro canadiano.

"Estamos ansiosos por receber o primeiro-ministro na Ucrânia", lê-se no final da publicação.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada em 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Leia Também: Trump falará com Putin e Zelensky na 2.ª-feira: “Fim do banho de sangue"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas