Pode já conhecer os efeitos para a saúde intestinal dos alimentos fermentados. Devem ser consumidos com regularidade e de uma forma equilibrada. Os picles são um desses exemplos. Será que os pode comer todos os dias? A revista Parade falou com alguns especialistas para perceber tudo.
"Picles em conserva são feitos com vinagre, que matam qualquer bactéria, incluindo espécies benéficas. Picles fermentados são feitos com sal e passam por um processo de fermentação natural que aumenta as bactérias saudáveis, o que os torna uma forma de probióticos", revela a gastroenterologista Robynne Chutkan.
Desta forma, deve ter atenção aos picles que compra. Verifique o rótulo para perceber se está a consumir os mais saudáveis. "Picles fermentados podem ser muito benéficos para a saúde intestinal, mas picles feitos em vinagre, embora sejam uma opção de lanche saudável, não têm os mesmos benefícios."
O tipo de fermentação pode ser diferente e trazer diferentes benefícios ao organismo. "Fazer picles durante o processo de fermentação em vez de simplesmente adicionar vinagre tem sido associado a maiores benefícios à saúde", diz a dietista Megan Rossi.
Leia Também: Estes sete alimentos causam inchaço. Aprenda a comê-los
Assim, além de os conseguir encontrar à venda, poderá também os seus próprios picles fermentados e conseguir ainda mais benefícios.
É seguro consumir picles fermentados todos os dias?
Os especialistas acreditam, com base em estudos que já foram feitos, que o consumo regular pode ajudar a reduzir a inflamação. "Com base em um estudo da Universidade de Stanford, uma dieta rica em alimentos fermentados demonstrou aumentar a diversidade dos micróbios, que está ligada a uma redução no risco de mais de 70 condições crónicas. Também foi demonstrado que reduz os marcadores de inflamação", explica Megan Rossi.
A gastroenterologista Robynne Chutkan é da mesma opinião e cita o mesmo estudo. "Quantos mais alimentos fermentados as pessoas consumiam, maior o número de espécies microbianas que estavam nos seus intestinos."
Apesar do consumo diário trazer benefícios, convém que exista alguma moderação devido ao excesso de sal que alguns destes alimentos têm, o que pode trazer problemas à saúde cardíaca.
Assim, é importante ter atenção se tiver um histórico de doenças cardíacas ou se tem a tensão alta com frequência.
Qual a porção ideal de picles?
Robynne Chutkan revela que o ideal é consumir meia chávena de picles, que já tem um número considerável de bactérias saudáveis. "Acaba por ser um número maior do que muitos probióticos encontrados em supermercados e lojas de produtos naturais.”
Pizza de picles? Experimente antes de 'torcer o nariz'
É costume ver picles nos hambúrgueres. Agora, numa pizza pode ser algo mais estranho. Se ficou com vontade de provar, veja esta receita do 'website' The Pioneer Woman.
Ingredientes:
1 embalagem de massa de pizza
1/2 chávena de molho de tomate
1/2 chávena de queijo mozzarella
1/2 chávena de queijo cheddar
1/2 chávena de picles cortados em rodelas
Modo de preparação:
1- Estique a massa e espalhe um pouco do molho de tomate. Por cima, junte os queijos. Leve ao forno durante alguns minutos. Sirva com as fatias de picles por cima.
Leia Também: Cancro colorretal vs síndrome do intestino irritável: Eis como distinguir