Alimentos magros podem aumentar gordura abdominal, afirma médico

Eliminar completamente a gordura pode ter o efeito contrário do pretendido, especialmente quando se trata de combater a gordura abdominal. Perceba a razão, dada por um médico especialista.

Gordura abdominal

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
30/07/2025 15:02 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Gordura abdominal

Um médico especialista em perda de peso, citado pelo Plymouth Herald, alertou para o facto de muitos alimentos com "baixo teor de gordura" poderem estar a alimentar "silenciosamente" a gordura da barriga - apesar de serem comercializados como sendo amigos da dieta.

 

Desde iogurtes sem gordura a refeições prontas e molhos com baixo teor de gordura, milhares de britânicos que estão a tentar emagrecer estão a procurar produtos rotulados como opções mais saudáveis, noticia a referida publicação.

Porém, refere o especialista que eliminar completamente a gordura pode ter o efeito contrário, especialmente quando se trata de combater a gordura abdominal.

Franklin Joseph, diretor da Dr Frank’s Weight Loss Clinic, afirma que muitos dos chamados alimentos para emagrecer são altamente processados e carregados de açúcar e amido.

"Só porque diz 'baixo teor de gordura' não significa que seja bom para a perda de peso", referiu. "Estes alimentos muitas vezes retiram a gordura, mas incluem açúcar, gomas e aditivos - e essa combinação pode, de facto, provocar fome e ganho de gordura."

"O nosso corpo precisa de gordura para regular as hormonas e dar saciedade. Se a retirarmos e a substituirmos por açúcar, temos a tempestade perfeita para aumentar os desejos - especialmente em torno da cintura."

Muitos alimentos populares de 'dieta' dependem de ingredientes como a maltodextrina, o xarope de glucose ou os amidos modificados para manter o sabor e a textura - mas isso pode aumentar o açúcar no sangue e a insulina, incentivando o armazenamento de gordura à volta da barriga.

E com os planos de alimentação com baixo teor de gordura e alto teor de carboidratos ganhando popularidade novamente em plataformas como o TikTok e o YouTube - incluindo o recente aumento das chamadas 'dietas de açúcar' - Joseph diz que as pessoas podem, sem saber, estar a sabotar a sua perda de gordura.

"É uma armadilha que temos visto durante décadas - alimentos com baixo teor de gordura que acabam por deixar as pessoas com mais fome", indicou. "Agora estamos a assistir a um ressurgimento de dietas com muito açúcar e sem gordura que estão a ser promovidas online - mas a ciência não apoia o sucesso a longo prazo."

"Estas tendências podem ser enganadoras. Parecem limpas e simples, mas muitas vezes promovem alimentos que não nos enchem e não apoiam a saúde metabólica."

Em vez de evitar todas as gorduras, Joseph aconselha a inclusão de pequenas quantidades de gorduras saudáveis provenientes de alimentos como o azeite, as sementes, o abacate e as nozes - juntamente com hidratos de carbono ricos em fibras e proteínas magras.

"As gorduras saudáveis podem, de facto, reduzir os desejos, regular o açúcar no sangue e ajudá-lo a sentir-se saciado", afirmou. "Isso é muito mais eficaz do que comer iogurtes sem gordura ou barras de cereais com baixo teor de gordura durante todo o dia."

"Não se trata de proibir os alimentos - trata-se de reconhecer que as refeições reais e minimamente processadas são melhores do que os produtos ultraprocessados com um rótulo de dieta."

Leia Também: Estes exercícios físicos de 30 segundos podem levar a perda de peso

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas